A CONSTITUIÇÃO DA GRUPALIDADE COM UM GRUPO DE CRIANÇAS COM AUTISMO
Resumen
Um grupo é formado pelas ligações entre os participantes, que permitem a intersubjetividade dos vínculos. Porém, a grupalidade é constituída pelo desejo e pelas variadas formas de pensar as coletividades. O objetivo deste estudo foi compreender o processo de constituição da grupalidade a partir de um trabalho grupal com crianças com autismo. Metodologicamente é de natureza qualitativa e de caráter descritivo. A coleta se deu através da mediação de um trabalho em grupo com 3 (três) crianças com autismo e também pela construção do diário de campo da intervenção. Para este artigo foram analisados 40 relatórios, correspondentes aos atendimentos que ocorreram durante o período de 1 (um) ano. Como resultados destacam-se: A variedade de estratégias foi disparadora para o processo de interação, sendo o brincar a principal ferramenta; os movimentos interacionais foram propulsores para novas aprendizagens e para construir a comunicação; a grupalidade se constituiu na tensão entre o particular e o coletivo, sendo necessária uma escuta atenta aos processos. Conclui-se que os espaços coletivos são potentes para o desenvolvimento e que a grupalidade é resultado de um processo no qual circulam afetos, conflitos, ações, potências, diferenças, desejo e muita parceria.