VOO DA GAIVOTA, DE EMMANUELLE LABORIT

EXPERIÊNCIA DE VIDA, DO SILÊNCIO À LIBERDADE

Autores/as

Resumen

Esta é uma resenha do clássico publicado no Brasil no ano de 1994, pela Editora Best Seller, escrito pela atriz e autora francesa Emmanuelle Laborit. Trinta anos após a sua primeira publicação no Brasil, a obra permanece atual, retoma as discussões importantes que emergem a produção de conhecimento no campo dos Estudos Surdos. As áreas de conhecimento que atravessam a educação, cultura surda, política e militância da comunidade surda, na busca pelo reconhecimento da sua história e sua cultura, são narradas como marca, assim como o empenho e a luta contra o preconceito social, profissional, acadêmico, pedagógico, familiar, de uma época em que o movimento surdo iniciava os deslocamentos epistemológicos, conceituais, deslocando a surdez da ideia de deficiência para a de diferença cultural. Ao longo dos trinta anos muitas questões sobre a educação dos surdos avançaram no Brasil, como o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais, as políticas educacionais e linguísticas bilíngues que traçaram um caminho possível para uma vivência mais próxima das experiências de vida dos surdos. O objetivo deste artigo é retomar as narrativas da autora a partir de resenhas dos capítulos da obra, reescrito de forma mais fiel possível de escrita, de modo a compreender a representação de si acerca de suas experiências de vida, de onde emergiram a sua forma de expressar-se e perceber-se no mundo, contribuindo para o reconhecimento da sua história, sua cultura, reverberada a todo o povo surdo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Xavier Scremin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação e especialista em Educação de Surdos (UNISC), tradutora e intérprete (UCS).

Cláudia de Arruda Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação e mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e pós-graduada em Educação Especial/Faculdade Focus. Licenciada em Letras/Libras (UFSM/UFSC). É professora Adjunta do departamento de Educação Especial na área de Libras/UFSM.

Publicado

28-06-2024

Cómo citar

Xavier Scremin, P., & de Arruda Sarturi, C. (2024). VOO DA GAIVOTA, DE EMMANUELLE LABORIT: EXPERIÊNCIA DE VIDA, DO SILÊNCIO À LIBERDADE. Revista Educação Especial Em Debate, 9(17), 187–198. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45038

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo