INCLUSÃO ESCOLAR DE EDUCANDOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE LAGES – SC

Auteurs

  • Rosymeri Bittencourt dos Reis Rede Municipal de Lages – SC
  • Lurdes Caron Universidade do Planalto Catarinense

Résumé

No ensino regular, a inclusão de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) concebe um campo em construção marcado pelos diferentes modos de compreendê-los em seu desenvolvimento, possibilidades, atitudes e modo de perceber o mundo que os cerca. Este artigo trata da Inclusão escolar de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo na educação infantil do município de Lages – SC. Tem como objetivo identificar concepções de professoras de apoio de Centros de Educação Infantil de Lages sobre a inclusão de educandos com TEA. A fundamentação teórica contou com pesquisa em fontes bibliográficas e documentais. O estudo é de abordagem qualitativa. A metodologia fez uso de entrevista semiestruturada com quatro professoras de apoio à inclusão que, em suas turmas, tinham educandos com TEA. As respostas das professoras foram analisadas com base na metodologia de análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2014). As categorias para análise foram: educação infantil, inclusão escolar, Transtorno do Espectro do Autismo. Esta última categoria, sem entrar no mérito das subdivisões do TEA. A partir das entrevistas constata-se que as professoras trabalham em uma perspectiva inclusiva; concebem a educação inclusiva como oportunidades a todos os educandos com TEA. No entanto, há necessidade de investir na formação continuada para professores.

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Publiée

30-06-2018

Comment citer

dos Reis, R. B., & Caron, L. (2018). INCLUSÃO ESCOLAR DE EDUCANDOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE LAGES – SC. Revista Educação Especial Em Debate, (05), 77–95. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/20983

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Artigos - Fluxo Contínuo