AS TIC NO ENSINO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EM PORTUGAL: UMA PERSPETIVA

Auteurs

  • Maria do Rosário Henriques Branco Pires Quelhas
  • Maria Helena Ferreira de Pedro Mesquita
  • Maria Rosa Oria Segura

Résumé

Para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) representam um elemento decisivo na normalização das condições de vida e oferecem a estes alunos uma possibilidade única de aceder ao currículo. A flexibilização e personalização da aprendizagem em Ambientes Pessoais de Aprendizagem Adaptados (APPAd) providencia aprendizagens centradas no aluno, acessíveis particularmente aos alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Neste artigo procuramos fazer uma reflexão, assente na investigação mais recentemente realizada na área das TIC e Educação, sobre o potencial das TIC, e em particular dos APPAds, como instrumentos de Inclusão.

Palavras-chave: Ambientes pessoais de aprendizagem adaptados. Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Necessidades Educativas Especiais. Tecnologias da Informação e da Comunicação.

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Publiée

31-12-2019

Comment citer

Branco Pires Quelhas, M. do R. H. ., Ferreira de Pedro Mesquita, M. H. ., & Oria Segura, M. R. . (2019). AS TIC NO ENSINO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EM PORTUGAL: UMA PERSPETIVA. Revista Educação Especial Em Debate, 4(8), 65–75. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/28531

Numéro

Rubrique

Artigos - Fluxo Contínuo