“E EU NEM TINHA IDEIA DE QUE EXISTIAM CONGRESSOS SOBRE ISSO”: A DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALÉM DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA
Résumé
A educação especial é uma modalidade de educação que deve ser oferecida na rede regular de ensino, por meio do acesso e da permanência dos sujeitos, sendo que a permanência é garantida, em parte, pelos professores, que ainda hoje se sentem despreparados para lidarem com as especificidades do aluno público-alvo da educação especial, portanto, deve ser garantido a este uma formação que promova espaços de discussão sobre esta temática, por meio de disciplinas, e mesmo do incentivo à participação em eventos científicos que discutam a temática. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar a participação de licenciandos do curso de Ciências da Natureza do estado de Goiás em eventos científicos que discutem a educação especial. Trata-se de um trabalho que faz referência à pesquisa de mestrado intitulada “Docência, Formação de professores e Educação Especial nos Cursos de Ciências da Natureza”, que se configura como uma pesquisa qualitativa tendo a teoria histórico-cultural como principal referencial teórico. Para coleta de dados, fizemos uso de uma triangulação de instrumentos: análise do PPC dos cursos, entrevistas com coordenadores e licenciandos e questionários com licenciandos, utilizando para este trabalho apenas dados referentes aos licenciandos. Após a constituição dos dados, os mesmos foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva. Observamos, por meio dos dados, que os licenciandos dos cursos de Ciências da Natureza não estão tendo a oportunidade de participarem de eventos específicos que abordem a educação especial, o que é prejudicial ao processo de formação desses sujeitos, pois atividades complementares como eventos, congressos, oficinas e minicursos preenchem lacunas na formação do aluno, lacunas promovidas pelo processo de aligeiramento da formação dos professores.
Palavras-chave: Formação inicial. Educação Especial. Eventos Científicos.