Tecnologias Digitais na Educação Especial
Résumé
As bases educacionais legais brasileiras garantem às pessoas com deficiências direitos no acesso a ferramentas tecnológicas e estabelecem ações que possibilitem a inclusão digital e social; no entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, pessoas com deficiência apresentam piores perspectivas em educação, saúde e economia. Considerando esse cenário, o presente estudo realizou um estado do conhecimento, admitindo artigos presentes nas bases Scielo e Capes, publicados no período de 2015 a 2020, sobre o desenvolvimento e aplicabilidade de tecnologias digitais para alunos com deficiência intelectual, auditiva, visual e com transtornos invasivos (TEA) em todos níveis de ensino. Os resultados das análises desses trabalhos mostram que o uso dessas tecnologias, especificamente de software, traz contribuições com ampliação nos processos comunicativos de pessoas com deficiências, no desenvolvimento de aprendizagens e podem ser consideradas como recursos potencializadores na educação especial. Em relação aos professores, identificou-se que possuem dificuldades de manuseio de instrumentos tecnológicos e no desenvolvimento de propostas pedagógicas que utilizam essas tecnologias o que aponta para a necessidade de formação para o desenvolvimento e a inovação de suas práticas.