GRUPO DE ESTUDO APRENDENDO A APRENDER – GEAA:

PERCURSO FORMATIVO COM PROFESSORES DO AEE

Auteurs

Résumé

Tem-se nesse estudo, parte dos dados coletados na pesquisa de doutoramento, que se defende a tese: a participação em encontros formativos pode instaurar processos de estudos colaborativos e de aprendizagens do cotidiano inclusivo na possibilidade do favorecimento da inclusão dos educandos com Deficiência Intelectual. Este artigo, apresenta o Grupo de Estudo Aprendendo a Aprender – GEAA como um espaço de formação continuada realizada com educadores que atuam no AEE, onde estes buscam construir práticas inovadoras cada vez mais inclusivas. Delineou-se como questão norteadora para este estudo: qual a importância que o GEAA exerce para a instalação de práticas pedagógicas no cotidiano do AEE para a inclusão de estudantes? Definiu-se como objetivo geral: analisar as contribuições do GEAA para o favorecimento de práticas pedagógicas inclusivas junto ao educando da Educação Especial. No percurso metodológico, trabalhamos com aspectos qualitativos, descritivos e analíticos. O lócus do estudo é o GEAA, composto por 22 educadores que atuam no AEE, localizado na região do Seridó/RN. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados são os questionários e cadernos de memória do GEAA. A pesquisa identifica que os estudos de cunho colaborativo contribuem para a permanência dos participantes nas formações, pois estes têm a liberdade de contribuir e apontar diretrizes para os temas que devem ser inseridos nos encontros. Percebe-se, também, que o GEAA exerce papel fundamental para a melhoria das práticas pedagógicas dos educadores, pois estes identificaram que a reflexão-ação-reflexão em colaboração com os pares, tornou-se um diferencial no seu fazer pedagógico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sonia Azevedo de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Educação pela World University Ecumenical e Doutoranda em Educação (UFRN). Membra do Núcleo de Apoio ao discente da Faculdade Católica Santa Teresinha e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Faculdade do Seridó. Professora e Psicopedagoga efetiva da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó. Rio Grande do Norte, Brasil.

Flávia Roldan Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE/UFRN). Participa do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN. Rio Grande do Norte, Brasil

Téléchargements

Publiée

16-06-2023

Comment citer

Azevedo de Medeiros, S., & Roldan Viana, F. (2023). GRUPO DE ESTUDO APRENDENDO A APRENDER – GEAA:: PERCURSO FORMATIVO COM PROFESSORES DO AEE. Revista Educação Especial Em Debate, 7(14), 120–133. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41502

Numéro

Rubrique

Artigos - Fluxo Contínuo