CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE SURDOS A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONTEXTO

Auteurs

Résumé

Objetiva compreender temáticas que profissionais da Educação atuantes em escolas jurisdicionadas à Superintendência Regional de Educação de Nova Venécia/ES com a matrícula de surdos apontam à formação continuada. Fundamenta-se em Boaventura de Sousa Santos (2007, 2010) e autores da educação especial, como Quadros (1997) e Lacerda (2006). Recorre à pesquisa qualitativa e ao estudo de caso, utilizando-se da análise documental, momentos de formação continuada e a realização de grupos focais e entrevistas, envolvendo técnicos pedagógicos e supervisores escolares da Superintendência Regional de Educação, pedagogos, coordenadores e equipes do atendimento educacional especializado que atuam nas escolas, no período de julho e dezembro de 2018. Como resultados, evidencia a necessidade da formação continuada em contexto a partir de temáticas advindas dos profissionais da Educação; propostas de formação que desafiam esses sujeitos a comporem currículos mais atentos à inclusão dos surdos; a vinculação teoria e prática nos investimentos contínuos (e não pontuais/espaçados) de formação docente; a articulação da classe comum e das redes de apoio na aprendizagem da Libras, do Português como segunda língua para o surdo e dos demais componentes curriculares.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lara Regina Cassani Lacarda, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação – Ufes. Professora da Rede de Ensino do Espírito Santo. Espírito Santo, Brasil.

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutor em Educação pela Ufes. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação/Ufes. Espírito Santo, Brasil.  

Ricardo Tavares de Medeiros, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação – Ufes. Professor de Educação Especial da Rede Municipal de Educação de Vila Velha/ES. Espírito Santo, Brasil.  

Téléchargements

Publiée

23-06-2023

Comment citer

Cassani Lacarda, L. R., Braga Vieira, A., & Tavares de Medeiros, R. (2023). CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE SURDOS A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONTEXTO. Revista Educação Especial Em Debate, 8(15), 54–75. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41572

Numéro

Rubrique

Artigos - Fluxo Contínuo