CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE SURDOS A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONTEXTO
Résumé
Objetiva compreender temáticas que profissionais da Educação atuantes em escolas jurisdicionadas à Superintendência Regional de Educação de Nova Venécia/ES com a matrícula de surdos apontam à formação continuada. Fundamenta-se em Boaventura de Sousa Santos (2007, 2010) e autores da educação especial, como Quadros (1997) e Lacerda (2006). Recorre à pesquisa qualitativa e ao estudo de caso, utilizando-se da análise documental, momentos de formação continuada e a realização de grupos focais e entrevistas, envolvendo técnicos pedagógicos e supervisores escolares da Superintendência Regional de Educação, pedagogos, coordenadores e equipes do atendimento educacional especializado que atuam nas escolas, no período de julho e dezembro de 2018. Como resultados, evidencia a necessidade da formação continuada em contexto a partir de temáticas advindas dos profissionais da Educação; propostas de formação que desafiam esses sujeitos a comporem currículos mais atentos à inclusão dos surdos; a vinculação teoria e prática nos investimentos contínuos (e não pontuais/espaçados) de formação docente; a articulação da classe comum e das redes de apoio na aprendizagem da Libras, do Português como segunda língua para o surdo e dos demais componentes curriculares.