REBUSCANDO DESENHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O ESPAÇO PÚBLICO E O FAZER PEDAGÓGICO EM QUESTÃO

Auteurs

Résumé

A formação docente é um tema emergente para a educação especial e inclusiva hoje no Brasil, com destaque para a necessidade de integração entre formação e prática pedagógica, viabilizada pelo poder público. O objetivo geral do presente artigo foi discutir a importância de políticas públicas que atendam às demandas educacionais, reduzam os custos sociais e econômicos da exclusão e considerem as experiências dos sujeitos envolvidos na construção da inclusão no cotidiano escolar. Para tanto, foi apresentado e discutido qualitativamente um relato de experiência de uma formação continuada oferecida pelo Instituto Benjamin Constant (IBC) em Rio das Flores, uma cidade do interior fluminense, em 2023. A formação proposta se destaca por associar a oferta de um curso à sua continuidade em encontros de assessoria ao longo de seis meses, as quais eram conduzidas por planos de trabalho perfilados por aluno. A análise mobilizou documentos normativos sobre formação continuada e formativa, além de discussões presentes na literatura que impactam diretamente a conformação da temática, com destaque para a mercantilização da educação e a falta de recursos para a educação especial e inclusiva. Os resultados demonstraram avanços na prática pedagógica dos profissionais participantes, a partir de uma experiência formativa específica, focada na deficiência visual, que integrou teoria e prática e foi construída horizontalmente com a rede atendida.

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Bibliographies de l'auteur

Fabiana Alvarenga Rangel, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Instituto Benjamin Constant, onde atua na escola de educação básica do Departamento de Educação (IBC).

Luiz Paulo da Silva Braga, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em História, política e bens culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publiée

31-12-2024 — Mis à jour le 13-03-2025

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Rangel, F. A., & Braga, L. P. da S. (2025). REBUSCANDO DESENHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O ESPAÇO PÚBLICO E O FAZER PEDAGÓGICO EM QUESTÃO. Revista Educação Especial Em Debate, 9(18), 92–110. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/46392 (Original work published 31 décembre 2024)

Numéro

Rubrique

Artigos - Fluxo Contínuo