PERSPECTIVA DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A educação inclusiva tem conquistado cada vez mais espaço e, essa ascensão é acompanhada de diversos desafios. Nesse sentido, torna-se imprescindível o estudo e a discussão a respeito das competências profissionais da comunidade escolar, especificamente do corpo docente, que está inserido na relação de ensino e aprendizagem. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficiência e efetividade da formação docente voltada para a inclusão de aluno. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, composta pelos principais artigos e periódicos que tratam a temática. Como critério de inclusão, foram escolhidos trabalhos e artigos publicados nos últimos cinco anos, diretamente relacionados com o assunto. Desta forma, a pesquisa teve como metodologia a leitura de artigos e periódicos, leis, disponíveis online, em português e em bases como Google Acadêmico e Scielo. Os principais descritores utilizados para esta pesquisa foram “formação docente”, “inclusão escolar”, “deficiência auditiva” e “educação inclusiva”. Conclui-se que a formação docente se constitui um dos pilares imprescindíveis para uma educação inclusiva mais efetiva, mas que ainda necessita superar obstáculos e desafios.