As subjetividades surdas no ensino superior:
um estudo no campus cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Resumo
Este artigo, que é recorte de uma pesquisa maior, apresenta uma análise cujo objetivo é problematizar a formação de subjetividades surdas produzidas no ensino superior no âmbito da cidade universitária, campus central da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco
acadêmicos surdos alocados em três divisões temporais: período de resistência, de transição e inclusivo. A partir desta alocação, as problematizações foram trabalhadas a luz de autores como Michel Foucault, Tom Humphries e Neiva Furlin. Conclui-se que as subjetividades dos acadêmicos surdos entrevistados estão sendo condicionadas, de
diferentes modos, segundo os períodos em que estão alocados, a uma norma social, seja linguística ou auditiva, e terminam por julgarem-se negativamente em relação a esta norma, o que revela uma tensão que, ora se manifesta no próprio sujeito que internaliza esta diferença e procura formas de encaixar-se à norma, ora no relacional, denunciando a in(ex)clusão em uma tentativa de alterar as condições sociais em que se encontram.
Palavras-chave: Surdez, Educação de Surdos, Subjetividades, Ensino Superior.