O PEDAGOGO COMO ARTICULADOR DA INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Andressa Mafezoni Caetano Universidade Federal do Espírito SantoDoutora em Educação e Professora Associada da Universidade Feral do Espírito Santo – UFES. Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. https://orcid.org/0000-0003-0944-2596
  • Mariana Karoline Dias Coelho Estevam Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-3386-1523

Resumo

O texto tem como objetivo discutir sobre a articulação do trabalho do pedagogo com professores regentes do ensino médio e do Atendimento Educacional Especializado, tendo por base a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso; para a produção de dados foram utilizadas a observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Para a análise, apoiamo-nos nas contribuições de Paulo Freire e outros colaboradores. Como considerações, o trabalho ilustra que é possível construirmos um caminho que possibilite a equipe escolar discutir sobre a inclusão sem amarras e preconceitos, convidando ao planejamento sobre quais trajetos percorrer rumo a uma escola, de fato, inclusiva.

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Biografia do Autor

Mariana Karoline Dias Coelho Estevam, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação Modalidade Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Professora de Educação Especial na Prefeitura de Cariacica/ES e Serra/ES.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Mafezoni Caetano, A., & Karoline Dias Coelho Estevam, M. (2022). O PEDAGOGO COMO ARTICULADOR DA INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Revista Educação Especial Em Debate, 7(13). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/39783

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo