O PAPEL DO PROFESSOR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E DAS POSSIBILIDADES
Resumo
O presente estudo versa sobre o papel do professor na inclusão de alunos autistas na educação infantil, com enfoque na análise dos desafios e das possibilidades enfrentados. Assim, delineamos como objetivo deste trabalho analisar o papel do professor, da sala regular, na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista – TEA, no contexto da educação infantil, evidenciando os principais desafios e possibilidades no processo de inclusão deste educando. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica, considerando que buscamos, na literatura científica, as elucidações pontuadas por diferentes autores sobre o tema em tela. Desse modo, os resultados da pesquisa apontaram que o papel que o professor da educação infantil assume no tocante à inclusão de alunos com TEA é de mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem em que a partir de um trabalho conjunto com os demais membros da equipe escolar e/ou multidisciplinar, e também articulado com a família, torna-se factível realizar a inclusão deste aluno no contexto da educação básica, especialmente na educação infantil. Concluímos, portanto, que o processo de inclusão do aluno com TEA, torna-se factível a partir de um trabalho pautado na colaboração e, que quanto antes, efetivar-se as intervenções pedagógicas necessárias, maiores serão as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento deste educando, uma vez que apesar de o mesmo apresentar tal deficiência, suas possibilidades de desenvolvimento não são estáticas, mas imbuídas por um processo dinâmico que se transforma a partir de cada experiência, cada interação e cada aprendizagem que lhe é oportunizada.