BAILES DE CONGOS DE SÃO BENEDITO EM ITAÚNAS: MEMÓRIAS E SABERES DE MESTRES

Autores

  • Osvaldo Martins de Oliveira
  • Luciana Cruz Carneiro

Palavras-chave:

mestres, memória, saberes tradicionais, Baile de Congos de São Benedito.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar memórias e saberes de mestres de agrupamentos de culturas tradicionais, que chamam de tradição e/ou cultura. Trata-se de mestres dos seguintes grupos de “Baile de Congos de São Benedito”: Bongado; Itaúnas e Quilombo Angelim. Todos esses grupos ensaiam e realizam suas festas na vila de Itaúnas e nos seus arredores, no município de Conceição da Barra (ES). Na pesquisa etnográfica, empregamos o método da observação participante em ensaios e eventos festivos, além de realizarmos entrevistas para coleta de dados por meio de narrativas de vida com os mestres. Verificamos, nos resultados da pesquisa, que as memórias dos sujeitos das narrativas remetem para antigos e atuais lugares e personagens que atuaram nos processos de transmissão cultural nos grupos estudados e na vila de Itaúnas. Concluímos que os mestres estão inseridos em um processo de transmissão cultural, pois receberam saberes de seus pais, avós e tios e cumprem as promessas aos ancestrais e ao santo, de transmitirem a tradição para as novas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osvaldo Martins de Oliveira

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na gestão 2022-2024.

Luciana Cruz Carneiro

Tem graduação em Artes Plásticas e mestrado na mesma área pela Universidade Federal do Espírito Santo. É pesquisadora filiada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES e atuou como bolsista no projeto de extensão Jongos e Caxambus e no projeto de pesquisa “Africanidades Transatlânticas: cultura, história e memórias afro-brasileiras a partir do Espírito Santo”.

Referências

ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. DP&A: RJ, 2010.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida - a pesquisa e seus métodos. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

GUIMARÃES, Aissa Afonso; OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. Jongos e Caxambus: culturas afro-brasileiras no Espírito Santo. UFES-Proex: Vitória – ES, 2017.

MAXIMILIANO, Príncipe de Wied Neuwied. Viagem ao Brasil. São Paulo: Nacional, 1940.

NORA, Pierre. Entre Memória e História, a problemática dos lugares. Tradução Yana Aun Khoury. In: Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados de História. Programa de Pós-Graduação de História da PUC-SP. v. 10 (1993) ISSN 2176-2767 disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/issue/view/851/showToc

OLIVEIRA, Osvaldo Martins de; OLIVEIRA, Rosa Maria de. Baile de Congos de São Benedito e seus mestres: Tradição cultural, memória e reexistência. SIMBIÓTICA, v. 9, p. 99-121, 2022. Disponível em https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/39247

OLIVEIRA, Osvaldo M. Quilombos e demarcadores de identidades: análise sucinta de três casos no estado do Espírito Santo. Ambivalências, vol. 4, 2016, p. 10-41. Disponível em http://www.seer.ufs.br/index.php/Ambivalencias/issue/view/475

OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. Ticumbi: o Baile dos Congos para São Benedito. In: OLIVEIRA, Osvaldo Martins de (Org.). Cleber Maciel. Negros no Espírito Santo. 2ª ed. Vitória, (ES): Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016. P. 215-220. Disponível em: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/MioloLivroNegros_FINAL_BAIXA.pdf.

OLIVEIRA, Osvaldo M (org.). Culturas Quilombolas do Sapê do Norte: Farinha, beiju, reis e bailes dos congos. Vitória (ES): Editora Santo Antônio, 2009.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, RJ, vol. 5, n. 10, 1992: 200-212.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos, RJ, vol. 5, n. 10, 1989, p. 3-15.

RUSSO, Maria do Carmo de Oliveira. Cultura política e relações de poder na região de São Mateus: o papel da Câmara Municipal (1848/1889). Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História do CCHN/UFES. Vitória, ES: 2007.

THOMPSON, Paul. A transmissão cultural entre gerações dentro das famílias: uma abordagem centrada em histórias de vida. In: DINIZ, Eli; LOPES, J.S; Luiz; PRANDI, Reginaldo (org.). Ciências Sociais hoje. São Paulo: ANPOCS/HUCITEC, 1993. p. 9-20.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

Martins de Oliveira , O., & Cruz Carneiro, L. (2023). BAILES DE CONGOS DE SÃO BENEDITO EM ITAÚNAS: MEMÓRIAS E SABERES DE MESTRES. Revista Do Arquivo Público Do Estado Do Espírito Santo, 6(12). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/revapees/article/view/42858

Edição

Seção

Artigos