Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • O texto está em espaço 1,5 e digitado em Times New Roman 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, sob a forma de anexos.
  • Todos os autores aceitam participar do processo de revisão por pares.
  • O texto contém resumo na língua original e abstract em um dos idiomas aceitos pela revista, bem como as respectivas palavras-chave.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a revista.
  • Apoio financeiro e URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  • Todos os autores contribuíram significativamente para a elaboração do artigo.

Diretrizes para Autores

Os originais deverão ser digitados em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, formato A4. Os artigos terão a dimensão mínima de 12 e a máxima de 20 laudas, incluídas bibliografia e notas. Já as resenhas terão a dimensão mínima de 2 e a máxima de 7 laudas. Os textos submetidos à avaliação podem ser redigidos nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, italiano e francês.

Serão aceitos artigos com, no máximo, dois autores. Para submeterem um artigo, os autores deverão possuir, no mínimo, o título de mestre. As contribuições deverão ser originais e inéditas, sendo autorizada, no entanto, a publicação, em língua portuguesa, de artigos que tenham sido publicados originalmente em língua estrangeira. Já as resenhas devem versar sobre livros cuja primeira publicação na língua original não seja superior a três anos. Romanitas não publica documentos.

Com o objetivo de reduzir os custos de publicação, solicitamos aos autores que procedam à revisão ortográfica e gramatical do material a ser apresentado. Nesse sentido, a ausência de revisão detectada pelo Conselho Consultivo e/ou pelo Conselho Editorial será motivo para recusa do texto em questão.

Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor deseje destacar devem ser digitados em itálico, evitando-se assim o uso do negrito. Citações no corpo do texto devem ser digitadas entre aspas. Citações acima de três linhas devem compor um novo parágrafo, com recuo de 4 cm à direita e fonte Times New Roman 11, espaçamento simples.

As ilustrações, mapas, gráficos e tabelas deverão ser digitalizadas em .jpg ou .png, com resolução entre 100 e 150 dpi e inseridas no corpo do próprio texto. Observe-se que as mesmas devem apresentar título e fonte.

Logo abaixo do título virá o nome do(s) autor(es). Em seguida, um resumo em português, com versões em inglês, francês, espanhol ou italiano de, no máximo, dez linhas explicando o assunto principal do artigo. Após os resumos, serão mencionadas até cinco palavras-chave em português e seus equivalentes em inglês, francês, espanhol ou italiano.

As remissões bibliográficas serão feitas no corpo do próprio texto, contendo o nome do autor seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por vírgulas, como se segue:

“Na cidade em guerra, o imperium pertencia ao magistrado encarregado de comandar o exército, mas não podia ser exercido fora do pomerium" (GRIMAL, 1999, p. 11).

Segundo Veyne (1993, p. 201), "um edictum podia ser bem diverso de um ato legislativo; era o meio de tornar público tudo aquilo que um magistrado julgava justo dizer ao povo".

As notas, sempre de natureza explicativa, serão posicionadas como notas de rodapé.


As referências bibliográficas deverão vir no final do artigo, em ordem alfabética, dispostas do seguinte modo:

  1. Obra completa
    CAMERON, A. The last Pagans of Rome. Oxford: Oxford University Press, 2011.
  2. Capítulo de obra
    REDFIELD, J. O homem e a vida doméstica. In: VERNANT, J. P. (Org.). O homem grego. Lisboa: Presença, 1993, p. 145-171.
  3. Artigos
    COLOMBANI, M. C. Las marcas del extranjero. Reconocimiento y desconocimiento: los riesgos de la 'hybris'. Phoînix, n. 14, p. 213-228, 2008.

As remissões de fontes devem ser feitas no corpo do próprio texto, contendo o nome do autor em minúscula, o título da obra em latim e em itálico e a indicação do capítulo, versículo ou outra. Na primeira vez que a obra for referenciada, o nome do autor e o título devem ser escritos por extenso. Nas demais ocasiões, deve-se adotar a abreviatura, como se segue:

"Nesta ocasião, muitos homens da Igreja lutaram em prol da verdade com eloquência e defenderam as proposições apostólicas e eclesiásticas (Eusébio de Cesareia, Historia Ecclesiastica, V, 7, 5)."

"No presente escrito acrescentarei os fatos em desarmonia com os precedentes que reverteram contra nós e os acontecimentos desde o começo da perseguição" (Eus., Hist. Eccl., VIII, 13, 8).

Todos os artigos enviados para publicação serão submetidos a um programa detector de plágio. Os artigos que apresentarem um percentual de cópia superior a 10% sem identificação de autoria não serão publicados.

A partir de 2022, uma vez que o autor tenha seu artigo publicado na revista, a publicação de um novo artigo somente ocorrerá após um intervalo de 2 (dois) anos ou 4 (quatro) números. Essa regra será aplicada inclusive para os casos de coautoria.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.