RELAÇÃO DA LEITURA DO CLOROFILÔMETRO COM O PARCELAMENTO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO MINIMILHO

Authors

  • Diogo Ribeiro de Araujo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maiza Silva de Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amanda Gomes Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • João Luis Frizzera Júnior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Paula Alberti Bonadiman Universidade Federal do Espírito Santo
  • Tiago Pacheco Mendes Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Francisco Teixeira do Amaral Universidade Federal do Espírito Santo

Abstract

O cultivo de minimilho, é uma atividade relativamente nova no cenário agrícola brasileiro, apresentando carência de uma série de informações, relacionados ao manejo de produção. E o conhecimento das exigências nutricionais é um fator importante para auxiliar na adubação. Tendo em vista que o teor relativo de clorofila determinado por meio do clorofilômetro pode predizer a necessidade de adubação nitrogenada, o objetivo da pesquisa foi avaliar as doses da adubação nitrogenada incorporada no plantio e os teores de clorofila no desenvolvimento inicial da cultura do minimilho no município de Alegre-ES. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com três tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos constituíram-se do parcelamento da adubação: T1 – 10,5 Kg ha-1 de N; T2 – 21 Kg ha-1 de N; T3 – 31,5 Kg ha-1 de N. Empregou-se a cultivar de milho AG 1051 e no período de 30 dias foram analisados os teores de clorofila a, clorofila b, clorofila total e a razão clorofila a/b com o auxílio de um medidor portátil de clorofila “ClorofiLOG” Falker modelo FL 1030. O menor parcelamento da adubação nitrogenada de plantio não apresentou incrementos nos valores de clorofila em relação aos demais tratamentos.

Author Biographies

  • Diogo Ribeiro de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo
    Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal
  • Maiza Silva de Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo
    Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal
  • Amanda Gomes Silva, Universidade Federal do Espírito Santo
    Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal
  • João Luis Frizzera Júnior, Universidade Federal do Espírito Santo

    Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal

  • Paula Alberti Bonadiman, Universidade Federal do Espírito Santo
    Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal
  • Tiago Pacheco Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo
    Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal
  • José Francisco Teixeira do Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo
    Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal

References

AMARANTE, C. V. T. et al. Quantificação de clorofilas em folhas de milho através de Métodos ópticos não destrutivos. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v.9, n.1, p. 39-50, 2010.
ARGENTA, G. et al. Clorofila na folha como indicador do nível de nitrogênio em cereais. Ciência Rural, Santa Maria, v.31, n.4, p.715-722, 2001.
ARGENTA, G. et al. Parâmetros de planta como indicadores do nível de nitrogênio na cultura do milho. Pesquisa agropecuária brasileira, Brasília, v. 37, n. 4, p. 519-527, abr. 2002.
ARGENTA, G. et al. Relação da leitura do clorofilômetro com os teores de clorofila extraível e de nitrogênio na folha de milho. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, v.13, p.158-167, 2001b.
CARVALHO, G. S. et al. Efeito do tipo de cultivar, despendoamento das plantas e da época de semeadura na produção de minimilho. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v.1, n.3, p.47-58, 2002.
CORRÊA, A. L. et al. Adubação verde com crotalária consorciada ao minimilho antecedendo a couve-folha sob manejo orgânico. Revista Ceres, Viçosa, v. 61, n.6, p. 956-963, nov.-dez., 2014.
FERNANDES, F. C. S. et al. Doses, eficiência e uso de nitrogênio por seis cultivares de milho. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v.4, n.2, p.195-204, 2005.
GODOY, L.J.G. et al. Utilização da medida do clorofilômetro no manejo da adubação nitrogenada em plantas de pimentão. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v.27, p.1049-1056, 2003.
LARA CABEZAS, W.A.R. et al. Balanço da adubação nitrogenada sólida e fluida de cobertura na cultura de milho, em sistema plantio direto no triângulo mineiro (MG). Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v.24, n.2, p.363-376, 2000.
MALAVOLTA, E. et al. Avaliação do estado nutricional das plantas : princípios e aplicações. POTAFÓS, Piracicaba, p. 319, 1997.
MALAVOLTA, E. Manual de nutrição mineral de plantas. Editora Agronômica Ceres, p. 631, 2006.
MELO, A. M.; ARAUJO, B. B.; FIGUEIREDO, J. P. M.; MENDES, F. A. P.; PESSOA, J. P. L. Produção de minimilho orgânico em função da densidade de plantio. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 7., 2012, Palmas, TO. Anais.
PÖTTKER, D.; WIETHÖLTER, S. Épocas e métodos de aplicação de nitrogênio em milho cultivado no sistema plantio direto. Ciência Rural, Santa Maria, v.34, n.4, p.1015-1020, jul-ago, 2004.
SANT’ANA, E. V. P. et al. Adubação nitrogenada na produtividade, leitura spad e teor de nitrogênio em folhas de feijoeiro. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 4, p. 491-496, out./dez. 2010.
SANTOS, R. F. et al. Produtividade do minimilho em função das adubações nitrogenada e potássica. Revista Ceres, Viçosa, v. 61, n.1, p. 121-129, jan-fev, 2014.
VASCONCELLOS, C. A. et al. Nutrição e Adubação do Milho Visando Obtenção do Minimilho. Circular Técnica, Sete Lagoas, MG., Nov., 2001.
ZUFFO, A. L. et al. Eficiência na determinação indireta do nitrogênio foliar a partir do índice spad. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, Goiânia, v.8, n.15; p.802-820 2012.

Published

29-05-2020

Issue

Section

Solos e Nutrição de Plantas