A prática reflexiva na formação de gestores como forma de enfrentamento de situações provocadas pela pandemia
Palavras-chave:
Prática reflexiva, Reflexão crítica, PandemiaResumo
As escolas de negócios atuam na organização de seus currículos relacionados aos saberes e poderes hegemônicos no campo das ciências sociais aplicadas. A atuação de gerentes formados nestes moldes conduzem às respostas padronizadas das empresas para o enfrentamento das externalidades. Este ensaio teórico pretende refletir sobre a formação de gerentes no contexto de emergência de saúde pública de importância internacional ocorrida em decorrência do novo coronavírus como campo para ascensão da atuação gerencial a partir do exercício da prática reflexiva. Inicialmente será apresentado um ponto com o breve histórico e apresentação das teorias organizacionais, em seguida um contraponto a partir da ótica da teoria crítica dos estudos organizacionais e a contextualização com o momento da pandemia. A crise decorrente da pandemia apresenta-se como um espaço fértil para a emergência de novas teorias e condutas na formação de gestores capazes de atuar em cenários restritos pautados na prática reflexiva. Deste modo, a combinação de saberes técnicos às práticas reflexivas nos currículos das escolas de negócios pode ser uma proposta para o direcionamento de profissionais criativos para atuação em cenários dinâmicos de forma ética, capaz de aliar os interesses da empresa e da sociedade e manter sua competitividade no longo prazo.