Modelos de previsão de demanda de curto prazo no varejo supermercadista
uma análise entre média móvel e holt-winters
Palavras-chave:
Data Science, Varejo Supermercadista, Séries Temporais, Holt-Winters, Previsão de DemandaResumo
O objetivo geral é identificar qual das duas técnicas de previsão (média móvel e holt-winters) resulta em maior acurácia no caso da rede de supermercado X, realizando uma análise entre o método adotado atualmente pelo supermercado (média móvel) e o Holt-Winters, escolhido principalmente por levar em consideração a sazonalidade da série. A medida de acurácia utilizada foi o RMSE (Root Mean Squared Error), por ser o mais utilizado na literatura e por penalizar erros com maiores amplitudes, visto que grandes excessos ou faltas de estoque podem gerar prejuízos mais graves. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com uso de dados secundários disponibilizados pela organização e foco no setor de congelados do supermercado, dado seu elevado custo de armazenagem e sua característica perecível. Foram analisados oito produtos pelo período de 24 meses por meio do software R Project. Nenhuma das técnicas utilizadas reduziu significativamente o erro da série, sendo a melhor acurácia correspondente à 50% do valor médio de venda do produto. Após a análise dos resíduos, não foi encontrada uma explicação clara para resultados tão próximos, no entanto, foram propostos estudos futuros para aprimorar a capacidade preditiva levantando questionamentos sobre os métodos de acurácia, input de novas variáveis nos modelos e outros.