Influenciadores em mídias sociais e o problema da autenticidade: um ensaio teórico

Autores

Palavras-chave:

Autenticidade, Inautenticidade, Consumo, Influenciador, Mídias Sociais

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação permeiam as relações sociais e comerciais atuais. Mudanças tecnológicas desencadearam mudanças em níveis sociais, econômicos e culturais, incluindo-se o consumo pautado em plataformas digitais, descortinando novas formas de consumo, produção e publicidade digital. Utilizando de arcabouço teórico da filosofia e estudos culturais, este ensaio visa discutir o papel de importante ator na dinâmica de consumo atual: os influenciadores em mídias sociais. Argumenta-se que tais atores atuam como disseminadores de inautenticidade - de forma geral, modos de vida que não tenham como sustentáculo a experiência individual. O ensaio propõe também uma forma de compreensão sobre como ocorre a dinâmica das estratégias de marketing que se utilizam de influenciadores em mídias sociais para promoção ou endosso de produtos ou serviços. Como considerações para discussões futuras, buscou-se problematizar a atuação de um tipo específico de influenciador, o microinfluenciador, como possível disseminador de inautenticidades em caráter mais complexo e de relativa preocupação atual.

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Biografia do Autor

João Paulo Moreira Silva, Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PPGA/PUC Minas

Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Brasil

Paulo Vitor Siffert, Professor do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC-PUC Minas).

Doutor em Administração pela PUC Minas e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

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Publicado

16-11-2021

Edição

Seção

Desempenho e Competitividade Organizacional