VIVÊNCIA DA MINERO-DEPENDENCIA:

análise do impacto de uma universidade empreendedora no desenvolvimento de cidade berço da mineração

Autores

  • Frederico Dornellas Martins Quintão https://orcid.org/0000-0001-6253-759X
  • João Paulo Moreira Silva Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PPGA/PUC Minas

Palavras-chave:

Minero-dependência, Desenvolvimento, Universidade Empreendedora, Universidade Engajada, Tríplice-Hélice

Resumo

O extrativismo é uma das principais fontes econômicas do país. Entretanto, essa atividade produz passivos socioambientais nos territórios sede, inviabilizando alternativas de bem estar e trabalho. Como forma de contornar os impactos, parcerias intersetoriais são formadas para superar a “Minero-Dependência”. Para compreender melhor esse fenômeno, foi realizado estudo de caso único com o objetivo de compreender os projetos de desenvolvimento territorial entre universidade, prefeitura e indústria extrativa mineral, localizados em Itabira - MG. A cidade de Itabira é berço de grande empresa mineradora e registra prazo de esgotamento de suas reservas minerais para o ano de 2028. Por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, foi possível reconhecer qual o alinhamento da realidade da população com o projeto de desenvolvimento. Resultados preliminares apontam que o projeto de dinamização econômica capitaneado pela universidade é errático, ainda beneficiando a economia local de forma superficial e não integrado aos anseios da comunidade local. Projetos que visam o fomento ao empreendedorismo e inovação não demonstraram preeminência. Dessa forma, novas pesquisas podem surgir ao repensar a função da Tríplice Hélice em territórios impactados pelo extrativismo, incluindo-se a sociedade civil como ator da Quarta Hélice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Dornellas Martins Quintão, https://orcid.org/0000-0001-6253-759X

Psicólogo e mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Downloads

Publicado

16-11-2021