Repensando a Sala de Aula

um olhar ergológico

Autores

  • Vanessa Carla de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Docente, Ergologia, Sala de Aula

Resumo

Este artigo é um fragmento de dissertação. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo,
com o objetivo de compreender os desafios da docência na sala de aula do ensino superior
em administração na UFES por meio de um olhar ergológico. Este estudo foi realizado
na UFES, com docentes do departamento de administração. Os dados foram coletados
por meio de entrevista semiestruturada e observação e analisados por meio de análise de
conteúdo, resultando em quatro categorias: Condições de trabalho na universidade;
Relação com os alunos; Recursos usados na sala de aula e Posicionamento na sala de aula.
O cenário apresentado por essas categorias demonstra que a sala de aula no contexto do
ensino superior, por sua natureza complexa, possui desafios que precisam ser enfrentados,
como: atuar na diversidade, adequar-se às realidades sociais e tecnológicas. A
contribuições deste estudo são chamar a atenção para a sala de aula, apresentando-a para
além do espaço físico; repensar a visão padronizada da sala de aula, e olhar para as
realidades e desafios dessa. Além disso, este estudo espera despertar a reflexão sobre os
caminhos do ensino superior e sobre a valorização do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-11-2021