Ingresso e Permanência no Ensino Superior Público

Os Desafios da Carreira de Universitários Negros

Autores

Palavras-chave:

racismo, desenvolvimento profissional, carreira, estudantes universitários

Resumo

O racismo é um fenômeno social que produz danos em diferentes esferas da vida dos negros.
Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo identificar como os universitários negros de
uma Instituição Federal de Ensino Superior brasileira lidam com a influência do racismo no
ingresso e na trajetória ao longo da graduação. Sua operacionalização ocorreu por meio de
entrevistas semiestruturadas, respondidas por 27 graduandos autodeclarados negros. Os
resultados, obtidos a partir de uma Análise de Conteúdo Temático-Categorial e
problematizados com base na Teoria de Construção da Carreira, demonstraram que, após a
inserção na universidade, o racismo passou a ser reconhecido com maior nitidez pelos
universitários, por provocar diferenças em suas experiências estudantis. Frente a ele, as
principais formas de manejo e combate estabelecidas pelos estudantes foram: a aproximação
aos pares, negros ou não; a constituição de redes de apoio; e o desenvolvimento de
competências pessoais e profissionais. Tais medidas contribuíram para a permanência dos
graduandos negros na instituição e para a modificação de alguns elementos constitutivos da
estrutura institucional, estabelecida com base nas vivências de pessoas brancas e
socioeconomicamente privilegiadas, que tradicionalmente frequentaram o espaço.

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Biografia do Autor

Caio Gracco Lima Ancillotti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Psicólogo. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES).

Priscilla de Oliveira Martins da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora, Mestre e Graduada em Psicologia. Professora do Departamento de Administração e dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) e em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

16-11-2021