PRÁTICAS DE GESTÃO NO ORGANIZAR DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
Práticas, Lente da Prática, Organizing, Gestão escolar, Arte e CulturaResumo
A gestão escolar brasileira é caracterizada pelo conflito entre duas perspectivas, a gestão escolar democrática e a gestão tradicional, que envolve técnicas e conhecimentos apropriados da administração empresarial. Na busca por uma terceira via, menos ortodoxa e fora do dualismo, o objetivo deste artigo foi analisar as contribuições do organizar das práticas de gestão de atividades artísticas e culturais em uma Instituição Federal de Ensino. Para tal, partimos das contribuições do organizing e da abordagem da prática como uma lente e desenvolvemos um estudo dividido em duas fases. Uma fase exploratória, que envolveu a análise de documentos e duas entrevistas projetivas, e, uma fase de imersão em campo, na qual realizamos uma observação participante e analisamos as práticas de gestão na implantação do Núcleo de Arte e Cultura em uma Instituição Federal de Ensino. Como resultado, analisamos que o organizar de atividades artísticas e culturais contribuem para uma escola menos ortodoxa em relação ao dualismo entre gestão democrática e gestão tradicional. O estudo contribui para problematizar as implicações do uso da tecnologia, da temporalidade dos planejamentos, das dinâmicas em grupos de pessoas e dos efeitos das tomadas de decisões da gestão escolar.