Trajetórias Profissionais sob a Ótica de Gênero e Raça

Autores

  • Gabrielly Faria Santos Concecio Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Susane Petinelli Souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

trajetória profissional , educação , gênero, raça

Resumo

Contextualização: Investigar as trajetórias profissionais de mulheres pode contribuir para que a produção de conhecimentos também atue no processo de transformação nas relações que insistem em perpetuar o racismo, o machismo, a homofobia, o classismo, dentre outros problemas sociais que as atingem. Dubar (2006) considera que a concepção de trajetória profissional abrange aspectos objetivos, algo como um conjunto de ações pelas quais a pessoa busca alcançar seus objetivos ou projetos, sem uma direção fixa ou única, mas em contínua reformulação. Ao investigarmos as trajetórias profissionais femininas foram considerados os aspectos educacionais juntamente com os aspectos profissionais, pois acredita-se que os modos como o conhecimento pode ser acessado e o tipo de conhecimento acessado produz reflexos nas trajetórias profissionais. Este estudo trata, num primeiro momento, sobre a educação, que desde o Brasil Colônia é um aspecto a ser considerado ao se pensar sobre a vida das mulheres, em conjunto com relações raciais e de gênero como aspectos fundamentais na análise das trajetórias profissionais femininas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susane Petinelli Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Administração de Empresas pela UFRGS (2002), mestrado em Administração pela UFES (2006) e Doutorado em Educação pela UFES (2011). Tem interesse na área de Teoria Organizacional, Administração Geral e de Recursos Humanos, pesquisando principalmente sobre a Formação e o Ensino na área e sobre a produção de subjetividades envolvida nesses processos.

Downloads

Publicado

16-11-2021