FAZENDO E DESFAZENDO GÊNERO: UM ESTUDO COM EMPREENDEDORAS DO SETOR TURÍSTICO

Autores

  • Mariana Marques de Lima Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Eloisio Moulin de Souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Priscilla de Oliveira Martins da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Gênero; Empreendedorismo Feminino no Turismo; Performance; Performatividade; Identidade.

Resumo

A partir de uma ótica pós-estruturalista, esse artigo buscou compreender como as normas performativas de gênero influenciam o fazer/desfazer gênero de mulheres empreendedoras do turismo, verificando como elas performam nos diversos âmbitos sociais, como o trabalho e o lar. Ao realizar entrevistas semiestruturadas com 7 empreendedoras brasileiras do turismo, constatou-se que as entrevistadas promulgam práticas ressignificativas no trabalho de maneira a atuar a partir de uma tendência estereotipadamente masculina, desfazendo gênero e indo de encontro as marcas inscritas em seus corpos. Entretanto, simultaneamente elas também valorizam características femininas que trazem vantagem aos seus negócios, desafiando a noção de que para prosperar e alcançar sucesso, a mulher deve sempre assumir características masculinas. Nesse sentido, elas fazem gênero performando como “mulheres polvo”, desempenhando verdadeiros malabarismos e desenvolvendo capacidades múltiplas para lidarem com as diversas responsabilidades que recaem sobre elas. Desta forma, este artigo evidencia as estratégias de enfrentamento utilizadas pelas empreendedoras frente aos desafios vividos, como assédio e machismo, resultando em performances que as levaram a fazer e desfazer gênero nos diversos espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-11-2021