Confessionários e a Experiência de Conversas entre Psicólogos e Pós-Graduandos
Palavras-chave:
Mestrado, Doutorado, Formação acadêmica, Desafios, Rodas de conversa com psicólogosResumo
A formação acadêmica de mestrandos e doutorandos tem enfrentado transformações em decorrência do contexto da pandemia da COVID-19. Este resumo expandido trata de um estudo em construção, cujo objetivo geral é desvelar os desafios da formação acadêmica de mestrandos e doutorandos em Administração de uma Instituição de Educação Superior (IES) pública no contexto da pandemia da COVID-19. Como aporte teórico, propomos um diálogo entre as abordagens ergológica e a psicodinâmica do trabalho dejouriana. Em termos metodológicos, o estudo se aproxima de uma pesquisa autoetnográfica, pois é desenvolvida por pesquisadoras diretamente envolvidas na formação, pesquisa e ensino da pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. O percurso autoetnográfico contemplou cerca de 14 meses, entre os anos de 2020 e 2021. Os resultados preliminares do estudo revelam que os desafios dos pós-graduandos em tempos de pandemia estão intrinsecamente relacionados à vida acadêmica, vida profissional e vida pessoal. Além disso, o estudo demonstrou a necessidade de mecanismos de diálogo e encontros virtuais entre pós-graduandos, visando o fortalecimento dos vínculos e o bem-estar dos alunos durante a trajetória da formação.