Confessionários e a Experiência de Conversas entre Psicólogos e Pós-Graduandos

Autores

  • Sabrina Oliveira de Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Luana Sodré da Silva Santos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Mariana Ramos de Melo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Priscilla de Oliveira Martins da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Mestrado, Doutorado, Formação acadêmica, Desafios, Rodas de conversa com psicólogos

Resumo

A formação acadêmica de mestrandos e doutorandos tem enfrentado transformações em decorrência do contexto da pandemia da COVID-19. Este resumo expandido trata de um estudo em construção, cujo objetivo geral é desvelar os desafios da formação acadêmica de mestrandos e doutorandos em Administração de uma Instituição de Educação Superior (IES) pública no contexto da pandemia da COVID-19. Como aporte teórico, propomos um diálogo entre as abordagens ergológica e a psicodinâmica do trabalho dejouriana. Em termos metodológicos, o estudo se aproxima de uma pesquisa autoetnográfica, pois é desenvolvida por pesquisadoras diretamente envolvidas na formação, pesquisa e ensino da pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. O percurso autoetnográfico contemplou cerca de 14 meses, entre os anos de 2020 e 2021. Os resultados preliminares do estudo revelam que os desafios dos pós-graduandos em tempos de pandemia estão intrinsecamente relacionados à vida acadêmica, vida profissional e vida pessoal. Além disso, o estudo demonstrou a necessidade de mecanismos de diálogo e encontros virtuais entre pós-graduandos, visando o fortalecimento dos vínculos e o bem-estar dos alunos durante a trajetória da formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Oliveira de Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa
Organizações e Trabalho. Mestre em Administração pela UFES (2015) e pós-graduada em Cidadania pela Escola
Superior do Ministério Público (2010) e em Gestão Integrada em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha
(2011). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (2008).

Downloads

Publicado

16-11-2021