Educação cooperativista, consciência política e participação na cooperativa de crédito ASCOOB Sisal

Autores

Palavras-chave:

Cooperativismo, Educação cooperativista, Consciência Política, Participação, Cooperativa de Crédito

Resumo

Este trabalho promove uma reflexão sobre a relação entre educação cooperativista, consciência política e participação em ações coletivas, por meio de um marco teórico-metodológico. Este marco é o modelo conceitual de consciência política (Sandoval e Silva, 2016) proveniente da psicologia política brasileira, cuja perspectiva epistemológica se alinha à construção social da realidade (BERGER; LUCKMANN, 2007) e ao interacionismo simbólico (Mead, 1934; Blumer, 1982), no campo do pragmatismo. O trabalho está estruturado em 6 seções: a primeira seção faz uma introdução; a segunda apresenta o marco teórico-metodológico escolhido, ou seja, um modelo conceitual de consciência política para compreensão da participação em ações coletivas; a terceira tece uma reflexão sobre o cooperativismo e a educação cooperativista; a quarta seção detalha a metodologia da pesquisa; a quinta seção promove uma reflexão acerca dos resultados; a sexta seção tece considerações finais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Nascimento dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Serrinha - BA

Marcia Prezotti Palassi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP  

Professora Titular do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES 

Downloads

Publicado

16-11-2021