O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO
CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI E BAKHTIN PARA UMA PRÁTICA DIALÓGICA
Abstract
O presente artigo traz reflexões adquiridas a partir das leituras realizadas nas disciplinas: Processo Ensino Aprendizagem (PEA) e Ensino de Língua e Literaturas (ELL) ofertadas no Programa de Pós – Graduação em Ensino de Educação Básica, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/CEUNES – Campus São Mateus. A disciplina PEA destaca Vigotski e a teoria histórico-cultural criada pelo próprio autor, bem como as contribuições teóricas que fundamentam a aprendizagem e o desenvolvimento da criança em suas relações através da linguagem. Este trabalho também apresenta o autor Bakhtin, estudado na disciplina ELL, criador da Teoria da Enunciação que comunga da mesma ideia de Vigotski, mesmo que em vertentes diferentes, ao defender o materialismo dialético, ancorados na visão marxista. Os conhecimentos compartilhados no texto também trazem referência aos livros “Gêneros do Discurso” de Bakhtin e “Pensamento e Linguagem” de Vigotski, dentre outros, e as contribuições para uma prática dialógica na alfabetização.