O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI E BAKHTIN PARA UMA PRÁTICA DIALÓGICA

Autores/as

  • Cleide Cordeiro da Rocha CEUNES/UFES
  • LEILIANY APARECIDA DE SOUZA ROLIM
  • ZÁIRA BOMFANTE SANTOS

Resumen

O presente artigo traz reflexões adquiridas a partir das leituras realizadas nas disciplinas: Processo Ensino Aprendizagem (PEA) e Ensino de Língua e Literaturas (ELL) ofertadas no Programa de Pós – Graduação em Ensino de Educação Básica, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/CEUNES – Campus São Mateus. A disciplina PEA destaca Vigotski e a teoria histórico-cultural criada pelo próprio autor, bem como as contribuições teóricas que fundamentam a aprendizagem e o desenvolvimento da criança em suas relações através da linguagem. Este trabalho também apresenta o autor Bakhtin, estudado na disciplina ELL,  criador da Teoria da Enunciação que comunga da mesma ideia de Vigotski, mesmo que em vertentes diferentes, ao defender o materialismo dialético, ancorados na visão marxista. Os conhecimentos compartilhados no texto também trazem referência aos livros “Gêneros do Discurso” de Bakhtin e “Pensamento e Linguagem” de Vigotski, dentre outros, e as contribuições para uma prática dialógica na alfabetização.

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Publicado

25-10-2023