MODELAGEM MATEMÁTICA COMO COMPETÊNCIA E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Abstract
Este estudo investiga o papel da produção de vídeos digitais no desenvolvimento da competência de modelagem matemática para a aprendizagem dos conceitos de área e de perímetro de figuras planas. O público-alvo é uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de uma cidade do Norte do Espírito Santo. Além disso, buscamos identificar as competências desenvolvidas pelos alunos durante as atividades de Modelagem Matemática. A pesquisa é de natureza qualitativa, classificada como exploratória. Os dados serão coletados por meio do diário de bordo, do questionário, de gravações em áudios e vídeo, dos registros das atividades e dos vídeos produzidos pelos estudantes. A análise dos vídeos será fundamentada na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard E. Mayer, complementada por estudos sobre Modelagem Matemática como competência, a fim de avaliar as atividades de modelagem desenvolvidas pelos alunos. Esperamos demonstrar que a produção de vídeos digitais contribui para o desenvolvimento e a mobilização das competências em Modelagem Matemática, facilitando a aprendizagem dos conceitos de área e perímetro.