AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE SÃO MATEUS-ES
UM OLHAR DE POSSIBILIDADES PARA O CAMPO DA DEFICIÊNCIA
Resumen
A presente pesquisa é um estudo realizado na Iniciação Científica, edital PIIC 2020/2021 da Universidade Federal do Espírito Santo e está vinculada ao projeto de pesquisa “A Educação Especial no contexto das práticas pedagógicas: contribuições de L.S. Vigotski” sob número na PRPPG 10466/2020. Se propôs a pesquisar os processos de aprendizagem de alunos com deficiência que frequentam as salas de aulas e a sala de recursos multifuncionais (Atendimento Educacional Especializado) do ensino técnico integrado em mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus São Mateus. Teve como objetivo compreender os processos de aprendizagem dos estudantes com deficiência propondo recursos alternativos e caminhos diferenciados que possibilitem o ensino dos conhecimentos e o acesso ao currículo escolar. Fundamentou-se teórica e metodologicamente nos estudos da perspectiva Histórico-Cultural desenvolvidos por Vigotski (1998, 2011, 2012) e desenvolveu-se de modo remoto devido à pandemia causada pela Covid-19. A partir da pesquisa realizada pôde se concluir que as práticas e recursos alternativos apropriados às necessidades e singularidades dos estudantes proporcionam aprendizagens de qualidade e alavancam conhecimentos que estão em processo de construção.