UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO
Resumen
Esse artigo é parte de um estudo de mestrado em andamento sobre a oferta do componente curricular Projeto de Vida no Ensino Médio das escolas estaduais do Estado do Espírito Santo. O objetivo deste trabalho é investigar estudos realizados em banco de dados de teses e dissertações sobre o tema. A oferta do Projeto de Vida como componente curricular foi potencializado nos Sistemas de Ensino através da Lei nº 13.415/2017, que modificou a oferta curricular do Ensino Médio. Para a produção de dados foram utilizadas buscas nos repositórios das instituições de Ensino Superior, Portal de dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, para chegar ao quadro com as dissertações e teses produzidas desde 2017 que apresentaram interesse para a temática. Ao longo da busca, percebeu-se que são muitas produções no campo da Educação e da Psicologia que colaboram para a compreensão do conceito Projeto de Vida no processo pedagógico, nos possibilitando visualizar melhor o cenário sobre as Políticas Públicas de Educação.