EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES A PARTIR DO OLHAR DE UMA PEDAGOGA

Autores/as

  • Kamilly dos Santos da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Emille Batista Nunes UFES
  • Danieli dos Santos Porto
  • Iêza Rocha Costa
  • Keli Simões Xavier Silva Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus https://orcid.org/0000-0001-5227-4191

Resumen

Este artigo tem como objetivo conhecer as práticas escolares do campo vivenciadas por uma docente que atua na rede municipal de ensino. Como ferramentas metodológicas utilizou o estudo bibliográfico, documental e entrevista semiestruturada. O lócus desta pesquisa foi o contexto da rede municipal de educação de São Mateus e o sujeito de pesquisa foi uma pedagoga que mora e sempre atuou nas escolas do campo desta rede de ensino. Os dados levantados foram sistematizados em três frentes, a primeira descreve como se dá a política de Educação do Campo municipal, na qual é apresentado o “Plano de Fortalecimento da Educação do Campo (PLAFEC); a segunda descreve o cotidiano escolar a partir dos relatos da pedagoga; e a terceira que destaca os desafios e potencialidades da relação família e escola. Por fim, o estudo possibilitou a compreensão de que  o sistema municipal adota alguns princípios e faz uso de alguns instrumentos da proposta de Educação do Campo, porém não se apropria integralmente desta, visto que os currículos escolares seguem a lógica das escolas urbanas e se pautam pela BNCC, além de não operarem em regime de alternância. Destaca-se as potências do trabalho desenvolvido nas escolas do campo sem perder de vista os desafios que se apresentam no cotidiano escolar. 

 

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Publicado

25-11-2024