As questões raciais na educação infantil: possibilidades e desafios em uma dimensão pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v2i1.10325Resumo
Resumo: O presente artigo objetiva dissertar sobre um dos espaços de (des)construção de parâmetros estereotipados, por meio de ações e modos verbalizados de discriminação racial existentes em instituições de Educação Infantil. Partimos, como pressuposto, das leituras e aulas expositivas do curso ofertado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/UFES (NEAB), que discutiu as teorias sociais enfocando as relações étnico-raciais e a educação. Entretanto, trazemos uma breve dimensão histórica e civilizatória da população negra, articulando, no contexto brasileiro, a importância desse estudo no âmbito escolar. Nesse sentido, concluímos sobre a importância de se valorizar as questões raciais, minimizando as práticas discriminatórias na Educação Infantil.
Palavras-chave: racismo; práticas discriminatórias; educação infantil; relações étnico-raciais.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo disertar sobre uno de los espacios de (de)construcción de parámetros estereotipados, a través de acciones y modos verbalizados de la discriminación racial existentes en las instituciones de educación infantil. Dejamos como un supuesto de las lecturas y clases del curso ofrecido por el Núcleo de Estudios Afro-Brasileiros/UFES (NEAB), discutiendo las teorías sociales, centrándose en las relaciones étnico-raciales y la educación. Sin embargo, presentamos una breve dimensión histórica y civilizatória de la población negra, articulando el contexto brasileño y la importancia de este estudio en la escuela. En consecuencia, concluyemos sobre la importancia de valorar los temas raciales, minimizando las prácticas discriminatorias en la Educación Infantil.
Palabras clave: racismo; prácticas discriminatorias; educación infantil; relaciones étnico-raciales.
Abstract: This article aims to discourse about one of the spaces (de) construction of stereotypical parameters, through actions and verbalized modes existing racial discrimination in childhood education institutions. We departed as an assumption of the readings and classes of the course offered by the Center for Studies Afro-Brasileiros/UFES (NEAB), discussing social theories, focusing on the relationships ethnic-racial and education. However, we present a brief historical and civilizational dimension of the black population, linking the Brazilian context, the importance of this study in the school. Accordingly, we conclude about the importance of valuing racial issues, minimizing discriminatory practices in Childhood Education.
Keywords: racism; discriminatory practices; childhood education; ethnic-racial relations.
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