Três leituras sobre o dissenso na Arte Pública: antagonismo, heterotopia e ficção
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v6i2.28444Resumo
O artigo analisa o papel do dissenso e do conflito nas manifestações artísticas contemporâneas no espaço público a partir do exame de três elaborações teórico-conceituais. Apresenta as perspectivas das autoras Chantal Mouffe e Rosalyn Deutsche para debater a importância do dissenso em práticas artísticas democráticas, sobretudo, com ênfase no antagonismo. Além disso, examina o conceito de “heterotopia” de Michel Foucault e seus elementos relevantes para compreender a relação entre dissenso e instituição. A terceira abordagem teórica examinada é a ideia de “ficção” de Jacques Rancière e seu potencial crítico para as manifestações artísticas. Nestas análises do dissenso evidencia-se, entre outros aspectos, o lugar contingencial, histórico e político das construções artísticas – aspecto fundamental na análise da arte pública.
Palavras-chave: Arte Pública; Dissenso; Antagonismo; Heterotopia; Ficção.
Abstract
The article analyzes the role of dissent and conflict in contemporary artistic manifestations in public space by examining three theoretical-conceptual elaborations. It presents the perspectives of the authors Chantal Mouffe and Rosalyn Deutsche to discuss the importance of dissent in democratic artistic practices, especially with an emphasis on antagonism. It also examines Michael Foucault's concept of “heterotopia” and its relevant elements to understand the relationship between dissent and institution. The third theoretical approach examined is Jacques Rancière's idea of “fiction” and its critical potential for artistic manifestations. These dissent analyzes show, among other aspects, the contingent, historical and political place of artistic constructions - a fundamental aspect in the analysis of public art.
Keywords: Public Art; Dissense; Antagonism; Heterotopia; Fiction.
Resumem
El artículo examina el papel de la disenso y el conflicto en las manifestaciones artísticas contemporáneas en el espacio público a partir del examen de tres elaboraciones teórico-conceptual. Presenta los puntos de vista de los autores Chantal Mouffe Rosalyn Deutsche, y para discutir la importancia de lo disenso en las prácticas artísticas democrática, sobre todo, con énfasis en el antagonismo. Además, se analiza el concepto de "heterotopía" Michael Foucault y sus elementos relevantes para comprender la relación entre lo disenso y la institución. El tercer enfoque teórico que se examina es la idea de la "ficción" de Jacques Rancière y su potencial crítico para la expresión artística. En estos análisis del disenso se pone de manifiesto, entre otras cosas, el lugar de la contingencia, construcciones históricas y políticas del arte - aspecto fundamental en el análisis del arte público.
Palabras-claves: Arte Público; Dissenso; Antagonismo; Heterotopia; Ficción.
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