Covid-19: a globalização do infortúnio

Autores

  • Kamila Nascimento Professora no Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO)

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30981

Resumo

O presente artigo trata da chamada Covid-19, uma doença viral que tornou-se o principal problema político da atualidade e que provavelmente surtirá efeitos devastadores por várias décadas no futuro. Especificamente, coloca-se em questionamento a relação entre o coronavírus e a globalização. Argumenta-se que a Covid-19 não é uma super doença e seu caráter pandêmico foi alcançado apenas em função da expansão das novas tecnologias que permitem o encurtamento das distâncias e a aceleração dos contatos entre povos. Sugere-se que para evitar outras crises no futuro será necessário modificar o imaginário político mundial. Será preciso aceitar a ideia de que moramos todos no mesmo planeta e devemos nos tornar uma comunidade política mundial.

Palavras-chave: Covid-19; coronavírus; globalização; política internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Nascimento, Professora no Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO)

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora no Centro Universitário Fametro. Consultora Banco Mundial (BID). Foi pesquisadora na University of Ottawa e Saint Mary’s University.

Downloads

Publicado

15-06-2020

Como Citar

Nascimento, K. (2020). Covid-19: a globalização do infortúnio. Simbiótica. Revista Eletrônica, 7(1), 39–52. https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30981