A construção de um novo paradigma de educar: do singular ao coletivo, reflexões necessárias em tempos de pandemia

Autores

  • Belmiro José da Cunda Nascimento Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30987

Resumo

O presente artigo tem por objetivo propiciar uma reflexão, tendo como lente as práticas utilizadas e desenvolvidas durante o período de pandemia em que o agente COVID-19 espalhou-se em múltiplas direções deslocando o nosso cotidiano, as nossas rotinas, nos desencaixando do mundo e instaurando novas linguagens, novos comportamentos, impondo um novo modelo de representação das dimensões da realidade. A síntese tentada neste artigo só poderia ser realizada por meio de uma breve historiografia-cartográfica de tipo qualitativo, comprometida com o acesso ao plano de forças que responde pela transformação da experiência que nos oferece pistas para caminhar num para além da dicotomia ciência-implementação, acompanhando percursos, implicação em processos de produção, conexão de redes ou rizomas. Concluímos que ainda não somos um novo coletivo. Somos indivíduos a caminho de uma consciência de grupo. Por enquanto, o que está ocorrendo nesta pandemia é que corremos todos para debaixo do toldo de um bar porque está chovendo. Assim, a contribuição da pandemia, nos possibilita inventar uma nova linguagem, que nos leva a estabelecer uma relação com o nosso território e a nossa cultura de forma mais justa, mais conectados com a nossa natureza, fazendo um desenho arquitetônico mais compatível com a nossa “topografia”, com a nossa cultura, com as pessoas do lugar.

Palavras-chave: Pandemia; Covid-19; isolamento; crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Belmiro José da Cunda Nascimento, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Administrador de Empresas e Bacharel em Psicanálise. Doutor em Educação, Mestre em Ciência Sociais, Especialista em Ciência Política e em Gestão e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

15-06-2020

Como Citar

Nascimento, B. J. da C. (2020). A construção de um novo paradigma de educar: do singular ao coletivo, reflexões necessárias em tempos de pandemia. Simbiótica. Revista Eletrônica, 7(1), 127–146. https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30987