Coletivos e o uso das redes: o caso das ocupações das escolas de São Paulo em 2015
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i3.33697Resumo
Este artigo aborda o uso das redes sociais, bastante relevantes para divulgação de informações e organização dos estudantes, durante o período de ocupações de escolas em 2015, a partir do estudo comparativo das duas páginas de Facebook mais atuantes durante os eventos: “O Mal Educado” e “Não Fechem Minha Escola”. A primeira administrada pelo coletivo de mesmo nome e a segunda criada por ativistas não organizados. A metodologia utilizada incluiu entrevistas com administradores e análise de conteúdo de 50 publicações com maior engajamento de cada página. As páginas diferem em relação à visão sobre estratégia de comunicação, composição da administração e quanto às redes às quais pertenceram no movimento. As postagens analisadas se assemelham em temas abordados, mas apresentam algumas diferenças em relação aos enquadramentos e recursos utilizados.
Palavras-chave: coletivos; ocupações secundaristas; mobilizações em rede; Facebook.
Abstract
This paper describes the use of social networks, an essential tool for publicizing information and organizing students, during the occupancy period of high schools in 2015 through a comparative study of the two most relevant Facebook pages during the events: “O Mal Educado” e “Não Fechem Minha Escola”. The first page was managed by a namesake collective, and the last one was created by non-organized activists. The methodology applied is based on interviews with page administrators and content analysis of the 50 most engaged posts of each page. The pages are different in many aspects as the communication strategy, the management board composition, and the networks from their come. The analyzed posts have similar subjects but different frames and media.
Keywords: Collectives; high school occupancies; network mobilization; Facebook.
Resumen
Este artículo trata del uso de las redes sociales, muy importantes para difundir información y organizar a los estudiantes, durante el período de las ocupaciones de las escuelas en 2015. A partir del estudio comparativo de las dos páginas de Facebook más activas durante los eventos: “O Mal Educado” y “Não Fechem Minha Escola”. La primera gerenciada por el colectivo de mismo nombre y la segunda creada por activistas no organizados. La metodología utilizada ha incluido entrevistas con los administradores y análisis de contenido de 50 publicaciones con más engagement de cada página. Las páginas difieren en relación a la visión sobre la estrategia de comunicación, la composición de la gerencia y las redes de las cuales pertenecieron en el movimiento. Las publicaciones analizadas se asemejan en relación a los temas abordados, pero presentan algunas diferencias cuanto a los encuadramientos y recursos utilizados.
Palabras clave: Colectivos; ocupaciones de secundaria; movilizaciones en red; Facebook.
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