O novo espírito do capitalismo e a construção da universidade empreendedora no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i3.33703Resumo
O presente artigo se propõe a analisar, à luz da teoria do novo espírito do capitalismo, dos sociólogos Luc Boltanski e Éve Chiapello, o documento “Universidades Empreendedoras”, o qual foi elaborado em 2016 pela Confederação Brasileira de Empresas Júnior em conjunto com outras instituições representativas. Este documento aborda o índice das universidades mais empreendedoras do Brasil. Logo, a questão norteadora deste artigo é: o discurso presente no documento “Universidades Empreendedoras” reflete a lógica social inspirada pelo novo espírito do capitalismo? Mais especificamente, se intentou identificar, no documento proposto para a análise, argumentos, valores, justificações e características que possam remeter ao aparato ideológico típico do novo espírito do capitalismo. Como conclusão, pode-se dizer que o discurso presente no documento analisado apresenta argumentos que refletem, ao mesmo tempo em que fortalecem, os novos imperativos advindos da instauração de um novo espírito do capitalismo, conforme proposto por Boltanski e Chiapello.
Palavras-chave: Educação Superior; Empreendedorismo; Universidade empreendedora; Novo espírito; Capitalismo.
Abstract
The objective of the present study was to analyze, in view of Luc Boltanski’ and Éve Chiapello’s theory of the new spirit of capitalism, the statement “Entrepreneurial Universities”, elaborated in 2016 by the Brazilian Confederation of Junior Enterprises along with other representative institutions. This document addresses the index of the most entrepreneurial universities in Brazil. Thus, the leading question of this paper is: The discourse of the statement “Entrepreneurial Universities” reflects the social logic characteristic of the new spirit of capitalism? Precisely, the study aimed to identify in the statement the assertions, values, arguments and traits which could consign to the ideological apparatus of the new spirit of capitalism. In conclusion, it is possible to say that the discourse of the statement presents arguments that reflect, as well as strengthen, the new demands derived from the establishment of a new spirit of capitalism, as proposed by Boltanski and Chiapello.
Keywords: Higher Education; Entrepreneurship; Entrepreneurial University; New Spirit; Capitalism.
Resumen
Este artículo propone analizar, a partir de la teoría del nuevo espíritu del capitalismo de los sociólogos Luc Boltanski y Éve Chiapello, el documento “Universidades Empreendedoras”, que fue preparado en 2016 por la Confederación Brasileña de Compañías Junior junto con otras instituciones representativas Este documento resalta el índice de las universidades más emprendedoras de Brasil. Por lo tanto, la pregunta guía de este artículo es: ¿el discurso presente en el documento "Universidades Empreendedoras" refleja la lógica social inspirada en el nuevo espíritu del capitalismo? Más específicamente, se intentó identificar, en el documento propuesto para el análisis, argumentos, valores, justificaciones y características que pueden referirse al aparato ideológico típico del nuevo espíritu del capitalismo. Como conclusión, se puede decir que el discurso presente en el documento analizado presenta argumentos que reflejan, al mismo tiempo que fortalecen, los nuevos imperativos que surgen del establecimiento de un nuevo espíritu de capitalismo, según lo propuesto por Boltanski y Chiapello.
Palabras clave: Educación superior; Emprendimiento; Universidad emprendedora; Nuevo espíritu; Capitalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alice Hübner Franz, Gabriel Bandeira Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).