A pandemia da COVID-19 e os conflitos entre ciência e opinião: desafios para o conhecimento formal
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v8i1.35436Resumo
Este artigo, a partir de uma análise qualitativa de natureza exploratória, discute as diferenças entre os saberes científicos, construídos e consolidados por meio de coletividades e consensos rigorosos, e a opinião como mera expressão de saberes individuais cuja validade, na maioria das vezes, não se submete à análise e à crítica ao ponto de produzir ações descuidadas que põem em risco as relações sociais, tendo como mote as consequências da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Para tanto, fundamentalmente, o estudo embasa-se nas contribuições teóricas do Pensamento Complexo e propõe mudanças no método científico clássico inflexível. Ademais, demonstra o lugar ocupado pela universidade nesse debate, além de definir cada um daqueles saberes e apresentar os desafios que a pandemia escarçou.
Palavras-chave: Pandemia; Universidade; Ciência; Opinião.
Abstract
This article is based on a qualitative analysis of an exploratory nature, discussing the differences between scientific knowledge, built and consolidated through collectivities and rigorous consensus, and the opinion as a mere expression of individual knowledge whose validity, more often than not, is not subject to analysis and criticism to the point of producing careless actions that put at risk social relations, having as its motto the consequences of the pandemic caused by the new coronavirus. For this reason, fundamentally, the study is based on the theoretical contributions of Complex Thought and proposes changes in the inflexible classic scientific method. Moreover, it demonstrates the place occupied by the university in this debate, besides defining each one of that knowledge and presenting the challenges that the pandemic brought up.
Keywords: Pandemic; University; Science; Opinion.
Resumen
Este artículo, basado en un análisis cualitativo de carácter exploratorio, aborda las diferencias entre el conocimiento científico, construido y consolidado a través de colectividades y consensos rigurosos, y la opinión como mera expresión del conocimiento individual cuya validez, en la mayoría de los casos, no está sujeta a análisis y críticas hasta el punto de producir acciones descuidadas que ponen en riesgo las relaciones sociales, teniendo como lema las consecuencias de la pandemia provocada por el nuevo coronavirus. Para ello, fundamentalmente, el estudio se basa en las aportaciones teóricas del Pensamiento Complejo y propone cambios en el inflexible método científico clásico y demuestra el lugar que ocupa la universidad en este debate, además de definir cada uno de esos conocimientos y presentar los retos que ha planteado la pandemia.
Palabras clave: Pandemia; Universidad; Ciencia; Opinión.
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