Entre imaginários e representações: o ensino da História e Cultura Indígena na instituição escolar
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v8i2.36382Resumo
O objetivo do ensaio é refletir a respeito do imaginário social na sociedade brasileira a cerca das populações indígenas. Investigar como esse imaginário é representado no contexto escolar e em alguns materiais didáticos observando a Lei 11.645/2008, promulgada no intuito de corresponder aos anseios e exigências das centenas de etnias indígenas existentes no Brasil. A análise procura, mediante pesquisa teórica, pensar a partir da teoria decolonial, a necessidade de relacionar as histórias e culturas indígenas nos currículos do contexto educacional. Nessa direção, o presente ensaio propõe avaliar a influência dos livros didáticos no desenvolvimento da consciência histórica dos alunos e da sociedade envolvente.
Palavras-chave: Lei 11.645/2008; teoria decolonial; questão indígena; consciência histórica.
Abstract
The purpose of the essay is to reflect on the social imaginery in Brazilian society about indigenous populations. To investigate how this imaginary is represented in the school context and in the teaching materials, observing Law 11,645 / 2008, promulgated in order to correspond to the desires and requirements of the hundreds of indigenous ethnic groups in Brazil. The analysis seeks, through theoretical research, to think from the decolonial theory, the need to report the indigenous histories and cultures in the curriculum of the educational context. In this direction, the present essay proposes to evaluate the influence of textbooks on the development of the historical awareness of students and the surrounding society.
Keywords: Law 11.645/2008; decolonial theory; indigenous issue; historical consciousness
Resumen
El propósito del ensayo es reflexionar sobre la imaginación social brasileña sobre las poblaciones indígenas. Para investigar cómo se representa este imaginario en el contexto escolar y en los materiales de enseñanza, observando la Ley 11.645 / 2008, promulgada para cumplir con los deseos y requisitos de los cientos de grupos étnicos indígenas en Brasil. El análisis busca, a través de la investigación teórica, pensar desde la teoría decolonial, la necesidad de relacionar las historias y culturas indígenas en los planes de estudio del contexto educativo. En esta dirección, este ensayo propone evaluar la influencia de los libros de texto en el desarrollo de la conciencia histórica de los estudiantes y la sociedad circundante.
Palabras clave: Ley 11.645/2008; teoría decolonial; problema indígena; conciencia histórica
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