A crise da Covid-19 e o sistema mundo: perspectivas sobre epidemias na história e desigualdades globais
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v8i3.36813Resumo
O artigo aponta lições da teoria do sistema mundo sobre alguns aspectos da crise ensejada pela pandemia de covid-19. Com base em material jornalístico, relatórios de organismos internacionais, dados estatísticos do contexto de 2020 e realizando uma análise bibliográfica da referida constelação teórica, propõem-se três ensinamentos sobre a experiência global de um ano de pandemia. Primeiro, a pandemia deve ser entendida como um fenômeno endógeno à dinâmica do sistema-mundo capitalista. Segundo, a desigualdade global deve ser um quadro de referência indispensável para o exame das diferentes experiências engendradas pela pandemia. Finalmente, a disputa por hegemonia organiza alguns dos principais contenciosos da conjuntura, tais como a rivalidade em torno da adoção de distintas vacinas.
Palavras-chave: teoria do sistema mundo; Covid-19; história; epidemias.
Abstract
The article indicates lessons from the world system theory on some aspects of the crisis caused by the covid-19 pandemic. Based on coverage from newspapers, reports from international organizations, statistical data from 2020 and carrying out a bibliographic analysis of the theoretical framework, I advance three lessons on the global experience of a year of pandemic. First, the pandemic must be understood as an endogenous phenomenon to the dynamics of the capitalist world system. Second, global inequality must be an essential frame of reference for examining the different experiences engendered by the pandemic. Finally, the dispute for hegemony organizes some of the main disputes during the crisis, such as the rivalry over the adoption of different vaccines.
Keywords: world system theory; Covid-19; history; epidemics.
Resumen
El artículo señala lecciones de la teoría del sistema mundo sobre aspectos de la crisis causada por la pandemia del covid-19. Con base en material periodístico, informes de organismos internacionales, datos estadísticos del contexto del 2020 y un análisis bibliográfico de la constelación teórica antes mencionada, se proponen tres lecciones sobre la experiencia global de un año de pandemia. Primero, la pandemia debe entenderse como un fenómeno endógeno a la dinámica del sistema mundo capitalista. En segundo lugar, la desigualdad global debe ser un marco de referencia indispensable para examinar las diferentes experiencias engendradas por la pandemia. Finalmente, la disputa por la hegemonía organiza algunos de los principales litigios de la coyuntura, como la rivalidad por la adopción de distintas vacunas.
Palabras clave: teoría del sistema-mundo; Covid-19; historia; epidemias.
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