Sonoridades pulsantes: aspectos semiológicos do filme O farol

Autores

  • Filipe Jhonata Schettini Azevedo Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i1.38302

Resumo

Este trabalho analisa no filme O farol (The lighthouse, 2019), de Robert Eggers, as possibilidades no entrelace entre duas faixas do áudio: a da música e a do efeito sonoro. As análises buscam entender a influência desses itens na narrativa, seus impactos no público e como elas criam uma experiência imersiva, com simbolismos e significados próprios. Para nortear tais análises, foram usados conceitos e autores da semiologia, além de outras áreas pertinentes. Foram evidenciadas, em passagens do filme, ilustrações e aplicações dos conceitos abordados, que promovem a comprovação das informações relatadas. É importante salientar que a trilha de áudio não apenas pode ser um dos elementos que constituem uma obra audiovisual, como também pode ter um papel de protagonismo, criando (res)significações para a imagem e a narrativa.

Palavras-chave: cinema; música; efeitos sonoros; semiologia.

 

Abstract

This work analyzes in the film The lighthouse (2019), by Robert Eggers, the possibilities in the intertwining between two audio tracks: the music and the sound effect. The analyzes seek to understand the influence of these items on the narrative, their impact on the audience, and how they create an immersive experience, with their own symbolisms and meanings. To guide such analyzes, semiology concepts and authors will be used, in addition to other relevant areas. In passages of the film, illustrations and applications of the concepts covered will be evidenced, which promote the confirmation of the reported information. It is important to note that the audio track can not only be one of the elements that constitute an audiovisual work, but can also play a leading role, creating (re)meanings for the image and the narrative.

Keywords: cinema; music; sound effects; semiology.

 

Resumen

Este trabajo analiza en la película El faro (The lighthouse, 2019), de Robert Eggers, las posibilidades en el entrelazamiento entre dos pistas de audio: la música y el efecto sonoro. Los análisis buscan comprender la influencia de estos elementos en la narrativa, su impacto en la audiencia y cómo crean una experiencia inmersiva, con sus propios simbolismos y significados. Para orientar dichos análisis se utilizarán conceptos y autores de semiología, además de otras áreas relevantes. En pasajes de la película se evidenciarán ilustraciones y aplicaciones de los conceptos abordados, que promueven la confirmación de la información reportada. Es importante señalar que la pista de audio no solo puede ser uno de los elementos que constituyen una obra audiovisual, sino que también puede jugar un papel protagónico, creando (re) significados para la imagen y la narrativa.

Palabras clave: cine; música; efectos sonoros; semiología.

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Biografia do Autor

Filipe Jhonata Schettini Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Mestrando em Artes (cinema) na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Bacharel em cinema e audiovisual. É cineasta, produtor e roteirista, além de ser pesquisador e cofundador do Grupo Moviola

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Publicado

21-05-2022

Como Citar

Azevedo, F. J. S. (2022). Sonoridades pulsantes: aspectos semiológicos do filme O farol. Simbiótica. Revista Eletrônica, 9(1), 88–105. https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i1.38302

Edição

Seção

Artigo