Estudos da [nova] peste: pornografia, redes sociais e hiperimagem
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i1.38303Resumo
Este ensaio, composto por quatro atos independentes, mas interseccionados a partir da ideia de uma hipervalorização da imagem - de um conceito tensionado da hiperimagem, objetiva refletir sobre as dimensões do consumo cultural das esferas digitais e as problemáticas que emergem de suas polarizações, isto é, as diferenças substanciais, mas continuamente obliteradas, entre real e virtual e suas consequências sobre os corpos e as subjetividades dos indivíduos na contemporaneidade. Partindo de um fazer auto etnográfico - que computa o consumo das redes sociais do próprio autor no período de isolamento social imposto pela sindemia de COVID-19 - e de uma prática artística de escrita, este trabalho afasta-se de qualquer pretensão resolutiva ou axiomática para postular-se como uma provocação aberta, um modo de reinserção dos debates sobre o sujeito nas realidades digitais e como estas interferem e supliciam os corpos e identidades reais.
Palavras-chave: hiperimagem; redes sociais; pornografização da vida; covid-19.
Abstract
This essay, composed of four independent acts but intersected from the idea of an overvaluation of the image - of a tensioned concept of hyperimage, aims to reflect on the dimensions of cultural consumption in the digital spheres and the problems that emerge from their polarizations, that is, the substantial, but continually obliterated, differences between real and virtual and their consequences on the bodies and subjectivities of individuals in contemporary times. Starting from a self-making ethnographic - which computes the consumption of the author on social media in the period of social isolation imposed by the pandemic of COVID-19 - and from an artistic writing practice, this work departs from any resolutive or axiomatic pretension for postulate itself as an open provocation, a way of reinserting debates about the subject in digital realities and how these last interfere and torment real bodies and identities.
Keywords: hyperimage; social media; pornographyzation of life.
Resumen
Este ensayo, compuesto por cuatro actos independientes pero cruzados desde la idea de una sobrevaloración de la imagen - de un concepto tensado de hiperimagen, pretende reflexionar sobre las dimensiones del consumo cultural en las esferas digitales y los problemas que surgen de sus polarizaciones, es decir, las diferencias sustanciales, pero continuamente borradas, entre lo real y lo virtual y sus consecuencias sobre los cuerpos y subjetividades de los individuos en la época contemporánea. Partiendo de una autoconstrucción etnográfica -que computa el consumo de las redes sociales del autor en el período de aislamiento social impuesto por la sindemia del COVID-19- y desde una práctica de escritura artística, este trabajo alejase de cualquier pretensión resolutiva o axiomática para postularse como una provocación abierta, una forma de reinsertar los debates sobre el tema en las realidades digitales y cómo estos interfieren y atormentan cuerpos e identidades reales.
Palabras-clave: hiperimagen; redes sociales; pornografización de la vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Henrique Grimaldi Figueredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).