Estudos da [nova] peste: pornografia, redes sociais e hiperimagem

Autores

  • Henrique Grimaldi Figueredo Universidade Estadual de Campinas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i1.38303

Resumo

Este ensaio, composto por quatro atos independentes, mas interseccionados a partir da ideia de uma hipervalorização da imagem - de um conceito tensionado da hiperimagem, objetiva refletir sobre as dimensões do consumo cultural das esferas digitais e as problemáticas que emergem de suas polarizações, isto é, as diferenças substanciais, mas continuamente obliteradas, entre real e virtual e suas consequências sobre os corpos e as subjetividades dos indivíduos na contemporaneidade. Partindo de um fazer auto etnográfico - que computa o consumo das redes sociais do próprio autor no período de isolamento social imposto pela sindemia de COVID-19 - e de uma prática artística de escrita, este trabalho afasta-se de qualquer pretensão resolutiva ou axiomática para postular-se como uma provocação aberta, um modo de reinserção dos debates sobre o sujeito nas realidades digitais e como estas interferem e supliciam os corpos e identidades reais.

Palavras-chave: hiperimagem; redes sociais; pornografização da vida; covid-19.

 

Abstract

This essay, composed of four independent acts but intersected from the idea of an overvaluation of the image - of a tensioned concept of hyperimage, aims to reflect on the dimensions of cultural consumption in the digital spheres and the problems that emerge from their polarizations, that is, the substantial, but continually obliterated, differences between real and virtual and their consequences on the bodies and subjectivities of individuals in contemporary times. Starting from a self-making ethnographic - which computes the consumption of the author on social media in the period of social isolation imposed by the pandemic of COVID-19 - and from an artistic writing practice, this work departs from any resolutive or axiomatic pretension for postulate itself as an open provocation, a way of reinserting debates about the subject in digital realities and how these last interfere and torment real bodies and identities.

Keywords: hyperimage; social media; pornographyzation of life.

 

Resumen

Este ensayo, compuesto por cuatro actos independientes pero cruzados desde la idea de una sobrevaloración de la imagen - de un concepto tensado de hiperimagen, pretende reflexionar sobre las dimensiones del consumo cultural en las esferas digitales y los problemas que surgen de sus polarizaciones, es decir, las diferencias sustanciales, pero continuamente borradas, entre lo real y lo virtual y sus consecuencias sobre los cuerpos y subjetividades de los individuos en la época contemporánea. Partiendo de una autoconstrucción etnográfica -que computa el consumo de las redes sociales del autor en el período de aislamiento social impuesto por la sindemia del COVID-19- y desde una práctica de escritura artística, este trabajo alejase de cualquier pretensión resolutiva o axiomática para postularse como una provocación abierta, una forma de reinsertar los debates sobre el tema en las realidades digitales y cómo estos interfieren y atormentan cuerpos e identidades reales.

Palabras-clave: hiperimagen; redes sociales; pornografización de la vida.

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Biografia do Autor

Henrique Grimaldi Figueredo, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil. Atualmente é pesquisador visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales

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Publicado

21-05-2022

Como Citar

Figueredo, H. G. (2022). Estudos da [nova] peste: pornografia, redes sociais e hiperimagem. Simbiótica. Revista Eletrônica, 9(1), 106–125. https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i1.38303

Edição

Seção

Ensaio