Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção
Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i1.38659Resumo
A presente pesquisa procura analisar a visão dos alunos de ensino superior em Portugal sobre o papel que a motivação assume no respetivo desempenho académico, bem como compreender quais são os principais fatores motivadores desses alunos. Para cumprir os objetivos, foi utilizada uma metodologia quantitativa mediante a aplicação de um questionário a uma amostra de 158 alunos de ensino superior e uma metodologia qualitativa mediante a realização de 9 entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados permitem-nos compreender que a motivação para alunos do ensino superior da amostra analisada é vista como simples facilitadora de trabalho e advém essencialmente de fatores extrínsecos, embora reconheçam que sentem satisfação em aprender novas temáticas são movidos essencialmente por perspetivas de uma vida futura melhor.
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