Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção

Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception

Autores

  • Maria Beatriz Bernardo Sousa Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
  • Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra https://orcid.org/0000-0002-3111-9843
  • Fabrício Castagna Lunardi Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) https://orcid.org/0000-0002-9512-8394

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i1.38659

Resumo

A presente pesquisa procura analisar a visão dos alunos de ensino superior em Portugal sobre o papel que a motivação assume no respetivo desempenho académico, bem como compreender quais são os principais fatores motivadores desses alunos. Para cumprir os objetivos, foi utilizada uma metodologia quantitativa mediante a aplicação de um questionário a uma amostra de 158 alunos de ensino superior e uma metodologia qualitativa mediante a realização de 9 entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados permitem-nos compreender que a motivação para alunos do ensino superior da amostra analisada é vista como simples facilitadora de trabalho e advém essencialmente de fatores extrínsecos, embora reconheçam que sentem satisfação em aprender novas temáticas são movidos essencialmente por perspetivas de uma vida futura melhor.

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Biografia do Autor

Maria Beatriz Bernardo Sousa, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Licenciada em Administração Público-Privada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Administração Público-Privada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Monitora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Investigador Integrado do Instituto Jurídico. Doutor em Ciências Sociais (Especialidade em Administração Pública) pela Universidade Técnica de Lisboa.

Fabrício Castagna Lunardi, Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)

Professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Doutor em Direito pela Universidade de Brasília

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

Sousa, M. B. B., Correia, P. M. A. R., & Lunardi, F. C. (2024). Motivação académica como chave do sucesso? Uma Tentativa de Compreensão Baseada na Perceção: Academic Motivation as a key to success? An Attempt at Understanding Based on Perception. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(1), 128–155. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i1.38659

Edição

Seção

Artigos livres