Paisagens, imagens, escritas

Autores

  • Aline Trigueiro Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
  • Marcelo Lins Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
  • Marcus Alexandre Motta Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5007-1072

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i3.39800

Palavras-chave:

Paisagem, Imagem, Escrita

Resumo

No debate acadêmico recente, o tema da paisagem tem mobilizado significativos questionamentos, chamando a atenção para o diálogo entre Ciências Humanas, Literaturas e Artes. A proposta deste dossiê é um convite a pensar composições entre paisagens, imagens e escritas em suas aproximações, travessias, remissões, rastros ou até mesmo extravios. E se assim for possível, exploramos algumas indagações: quais imagens e escritas uma paisagem pode reivindicar? Quanto (ou o quê) de escrita se estende em uma paisagem? De que matéria de paisagens são feitas as imagens? Ou, ainda, de que imagens se vestem as paisagens? Tal como vislumbramos, a paisagem pode evocar caminho, ela nos remete tanto a terra, quanto nos eleva a outras atmosferas: o pensamento e a imaginação. As paisagens são modos de existir, constituem-se como mirada, reminiscência e recordação; aludem, ainda, à plasticidade da arte e ao traçado da escrita, se adornam na materialidade das tintas, bem como na mancha, e brotam nas formas poéticas e nas experiências narrativas. Para este dossiê interessa-nos acolher propostas que enfrentem essas (e outras mais) expressões da paisagem nas suas manifestações; incluímos aqui alguns possíveis percursos: plasticidade da escrita; imagens e palavras; narrativas das paisagens; imagens de pensamento; poéticas da paisagem; habitar paisagens; caminhar-escrever-paisagens; paisagem e memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Trigueiro, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Marcelo Lins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Artista, Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Professor do Departamento de Linguagens Artísticas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Marcus Alexandre Motta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professor do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

WARBURG, Aby (2019), A Presença do Antigo: Escritos Inéditos. (org., trad. e introd. FERNANDES, Cassio). Campinas, Editora da Unicamp, v.1.

WARBURG, Aby (2016), “De Arsenal a Laboratório”. Revista Figura, Studies on the Classical Tradition,. v. 4, n. 1, pp. 182-193.

WARBURG, Aby (2015), Histórias de Fantasmas para Gente Grande. São Paulo, Companhia das Letras.

BENJAMIN, Walter (2018), Linguagem, tradução, literatura (Filosofia, teoria e crítica). Belo Horizonte, Autêntica editora.

BENJAMIN, Walter (2017), “Imagens de Pensamento”, in Imagens de pensamento/Sobre o haxixe e outras drogas. Belo Horizonte, Autêntica.

DIDI-HUBERMAN, Georges (2013), A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro, Contraponto.

DIDI-HUBERMAN, Georges (2015), Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Trad. Vera Casanova e Márcia Arbex. Belo Horizonte, Editora UFMG.

COLLOT, Michel (2013), Poética e filosofia da paisagem. Rio de janeiro, Ed. Oficina Raquel.

PESSOA, Fernando (2011a), Cartas Astrológicas. Edição de Paulo Cardoso, col. com Jerónimo Pizarro. Lisboa, Bertrand.

PESSOA, Fernando / SOARES, Bernardo, (2011b), Livro do Desassossego. São Paulo, Companhia das Letras.

INGOLD, Tim (2015), “Paisagem ou mundo-tempo”, in Estar vivo. Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Rio de Janeiro, Ed. Vozes.

NANCY, Jean-Luc (2013), “Fazer, a poesia”. Revista ALEA, Rio de Janeiro, v. 15/2, pp. 414-422, jul.-dez.

ROSA, João Guimarães (2015), Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.

Downloads

Publicado

26-12-2022

Como Citar

Trigueiro, A., Lins, M., & Motta, M. A. (2022). Paisagens, imagens, escritas. Simbiótica. Revista Eletrônica, 9(3), 1–10. https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i3.39800

Edição

Seção

Apresentação