Paisagens, imagens, escritas
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i3.39800Palavras-chave:
Paisagem, Imagem, EscritaResumo
No debate acadêmico recente, o tema da paisagem tem mobilizado significativos questionamentos, chamando a atenção para o diálogo entre Ciências Humanas, Literaturas e Artes. A proposta deste dossiê é um convite a pensar composições entre paisagens, imagens e escritas em suas aproximações, travessias, remissões, rastros ou até mesmo extravios. E se assim for possível, exploramos algumas indagações: quais imagens e escritas uma paisagem pode reivindicar? Quanto (ou o quê) de escrita se estende em uma paisagem? De que matéria de paisagens são feitas as imagens? Ou, ainda, de que imagens se vestem as paisagens? Tal como vislumbramos, a paisagem pode evocar caminho, ela nos remete tanto a terra, quanto nos eleva a outras atmosferas: o pensamento e a imaginação. As paisagens são modos de existir, constituem-se como mirada, reminiscência e recordação; aludem, ainda, à plasticidade da arte e ao traçado da escrita, se adornam na materialidade das tintas, bem como na mancha, e brotam nas formas poéticas e nas experiências narrativas. Para este dossiê interessa-nos acolher propostas que enfrentem essas (e outras mais) expressões da paisagem nas suas manifestações; incluímos aqui alguns possíveis percursos: plasticidade da escrita; imagens e palavras; narrativas das paisagens; imagens de pensamento; poéticas da paisagem; habitar paisagens; caminhar-escrever-paisagens; paisagem e memória.
Downloads
Referências
WARBURG, Aby (2019), A Presença do Antigo: Escritos Inéditos. (org., trad. e introd. FERNANDES, Cassio). Campinas, Editora da Unicamp, v.1.
WARBURG, Aby (2016), “De Arsenal a Laboratório”. Revista Figura, Studies on the Classical Tradition,. v. 4, n. 1, pp. 182-193.
WARBURG, Aby (2015), Histórias de Fantasmas para Gente Grande. São Paulo, Companhia das Letras.
BENJAMIN, Walter (2018), Linguagem, tradução, literatura (Filosofia, teoria e crítica). Belo Horizonte, Autêntica editora.
BENJAMIN, Walter (2017), “Imagens de Pensamento”, in Imagens de pensamento/Sobre o haxixe e outras drogas. Belo Horizonte, Autêntica.
DIDI-HUBERMAN, Georges (2013), A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro, Contraponto.
DIDI-HUBERMAN, Georges (2015), Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Trad. Vera Casanova e Márcia Arbex. Belo Horizonte, Editora UFMG.
COLLOT, Michel (2013), Poética e filosofia da paisagem. Rio de janeiro, Ed. Oficina Raquel.
PESSOA, Fernando (2011a), Cartas Astrológicas. Edição de Paulo Cardoso, col. com Jerónimo Pizarro. Lisboa, Bertrand.
PESSOA, Fernando / SOARES, Bernardo, (2011b), Livro do Desassossego. São Paulo, Companhia das Letras.
INGOLD, Tim (2015), “Paisagem ou mundo-tempo”, in Estar vivo. Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Rio de Janeiro, Ed. Vozes.
NANCY, Jean-Luc (2013), “Fazer, a poesia”. Revista ALEA, Rio de Janeiro, v. 15/2, pp. 414-422, jul.-dez.
ROSA, João Guimarães (2015), Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aline Trigueiro, Marcelo Lins, Marcus Alexandre Motta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).