Impérvias superfícies – paisagens, imagens, escritas
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i3.39808Palavras-chave:
Paisagens, Imagens, Escritas, SuperfíciesResumo
No talho da palavra, a abertura. Percorremos, em superfícies, paisagens, imagens, escritas. Suas circunstâncias gráficas - insustentáveis matérias de outras escutas -, endereçam o fugidio e o dissonante em gesto e pensamento. Ensaiamos, aqui, algumas aproximações improváveis entre elas e experimentamos modos outros de narrar.
Palavras-chave: Paisagens; Imagens; Escritas; Superfícies.
Abstract
In the word`s cut, the overture. We have followed with landscapes, images, writings in surfaces. Its graphic circumstances – unsustainable forms of other hearings – address the elusive and dissonant in gesture and thought. Here (in this article) we rehearse some improbable approaches between them trying to experience another way of narrating.
Keywords: Landscapes; Images; Writings; Surfaces.
Resumen
En la palabra tallada, la obertura. Caminamos con paisajes, imágenes, escrituras sobre sus superficies. Sus circunstancias gráficas – formas insostenibles de otras audiencias – abordan lo esquivo y disonante en el gesto y el pensamiento. Aquí (en este artículo) ensayamos algunas improbables aproximaciones entre ellas y experimentamos otras formas de narrar.
Palabras llave: Paisajes; Imágenes; Escrituras; Superficies.
Downloads
Referências
ALLOA, E. (2015), “Entre a transparência e a opacidade – o que a imagem dá a pensar”, in Alloa, E. (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte, Autêntica Editora.
BENJAMIN, Walter (2017), “Imagens de Pensamento”, in Imagens de pensamento/Sobre o haxixe e outras drogas. Belo Horizonte, Autêntica.
BOEHM, Gottfried (2015), “Aquilo que se mostra. Sobre a diferença icônica”, in Alloa, E. (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte, Autêntica Editora.
COLLOT, Michel (213), Poética e filosofia da paisagem. Rio de Janeiro, Ed. Oficina Raquel.
INGOLD, Tim (2019), “Texturas de superfície: o solo e a página”, in Dias, S. O. et all. (Org.). Conexões: Deleuze e cosmopolíticas e ecologias radicais e nova terra e... Campinas, ABL/ClimaCom.
INGOLD, Tim (2015), Estar vivo. Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Rio de Janeiro, Ed. Vozes.
LAMBERT, Maria de Fátima (2016), “E tudo o resto é paisagem... […contributos para um estudo em modo pretérito imperfeito do subjuntivo]”. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 2, n. 3, pp. 01-40.
LÉVI-STRAUSS, Claude (1957), Tristes trópicos. São Paulo, Ed. Anhembi LTDA.
MATOS, Olgária (1991), “Imagens sem objetos”, in Artepensamento, IMS. Disponível em https://artepensamento.ims.com.br/item/imagens-sem-objeto/
NOVAES, Cauby Sylvia (2008), “Imagem, magia e imaginação: desafios ao texto antropológico”. Revista Mana, v. 14, n. 2, pp. 455-475.
NANCY, Jean-Luc (2015), “Imagem, mímesis & méthexis”, in Alloa, E. (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte, Autêntica Editora.
NANCY, Jean-Luc (2014), À escuta. Edições Chão da Feira, Belo Horizonte, 2014.
PESSOA, Fernando (2013), Poemas completos de Alberto Caeiro/Fernando Pessoa. Org. Carlos Felipe Moisés. 2. ed. São Paulo, Ática.
PESSOA, Fernando (2007), Poesia completa de Álvaro de Campos/Fernando Pessoa. Edição Teresa Rita Lopes. São Paulo, Companhia das Letras.
PESSOA, Fernando (1995), Livro do desassossego. Rio de Janeiro, Ed. Brasiliense.
SERRES, Michel (2001), Os cinco sentidos – filosofia dos corpos misturados - 1. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil.
SIMMEL, Georg (2009), A filosofia da paisagem. Tradução Artur Mourão. Covilhã, Portugal, LusoSofia: press.
WOOLF, Virginia (2005), “A duquesa e o joalheiro”; “A marca na parede”, in Contos completos. Trad. Leonardo Fróes. São Paulo, Cosac Naify.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcus Alexandre Motta, Aline Trigueiro, Marcelo Lins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).