Imagens encarnadas e outros encontros na escrita de Herberto Helder

Autores

  • Vera Lucia Pian Ferreira Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i3.39810

Palavras-chave:

Imagem, Vermelho, Poesia, Arte

Resumo

Uma investigação sobre as imagens na escrita de Herberto Helder. O vermelho. A carne. Uma aproximação com a obra do artista plástico luso-brasileiro Artur Barrio (1979) amplia a percepção desse universo herbertiano. Outras manifestações das imagens surgem nesse trabalho de encontros de arte. Pintura e escrita se aproximam pela perspectiva de olhar da cor vermelha. Van Gogh e Helder são postos lado a lado no enigma do visível. O vermelho também se firma no que é indizível na arte e uma relação do cinema de Tarantino põe em evidência a imagem encarnada do poeta. Um clima onírico ilumina o incompreensível e diabólico em tons de um vermelho mutante.

Palavras-chave: Imagem; Vermelho; Poesia; Arte.

 

Abstract

An investigation into the images on the Herberto Helder’s writing. The color red. Flesh. Approaching the work of the Portuguese-Brazilian artist Artur Barrio (1979) broadens the perception of this herbertian universe. Other manifestations of the images appear in this work of art encounters. Painting and writing approach each other through the perspective of the red color. Van Gogh and Helder are put side by side in the enigma of the visible. The color red also signifies that which is unspeakable in art and a relation of Tarantino’s cinema highlights the incarnate image of the poet. A dreamlike mood illuminates the incomprehensible and diabolical in shades of a mutant red.

Keyword: Image; Red; Poetry; Art.

 

Resumen

Una investigación sobre las imágenes en la escritura de Herberto Helder. El rojo. La carne. Una aproximación con la obra del artista plástico luso-brasileño Artur Barrio (1979) amplía la percepción de este universo Herberto. Otras manifestaciones de las imágenes surgen en esta obra de encuentros de arte. La pintura y la escritura se unen por la perspectiva de la mirada del color rojo. Van Gogh y Helder se sitúan uno al lado del otro en el enigma de lo visible. El rojo también se establece en lo indecible en el arte y una relación del cine de Tarantino destaca la imagen encarnada del poeta. Un clima onírico ilumina lo incomprensible y diabólico en tonos de un rojo mutante.

Palabras clave: Imagen; Rojo; Poesía; Arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Pian Ferreira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em História Antiga e Medieval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Mestre e Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil. Advogada pela Faculdade Metodista Bennett, Rio de Janeiro. Psicanalista pela Sociedade Psicanalítica Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas da Infância, Brasil.

Referências

AGAMBEN, Giorgio (2017), A comunidade que vem. Belo Horizonte, Autêntica Editora.

ARTAUD, Antonin (2006), O teatro e seu duplo. São Paulo, Martins Fontes.

DIDI-HUBERMAN, Georges (2015), Luz contra luz. Lisboa, Ymago.

DIDI-HUBERMAN, Georges (2012), A pintura encarnada. São Paulo, Escuta.

HELDER, Herberto (2006), Ou o poema contínuo. São Paulo, A Girafa.

HELDER, Herberto (2010), Os passos em volta. Rio de Janeiro, Azougue Editorial.

HELDER, Herberto (2017), Photomaton & vox. Rio de Janeiro, Tinta da China.

HELDER, Herberto (2016), Poemas completos. Rio de Janeiro, Tinta da China.

HELDER, Herberto (2013), Servidões. Lisboa, Assírio & Alvim.

LESSING, Gotthold Ephraim (1998), Laocoonte ou sobre as fronteiras da poesia e da pintura. São Paulo, Iluminuras.

LOPES, Silvina Rodrigues (2003), A inocência do devir: ensaio a partir da obra de Herberto Helder. Lisboa, Edições Vendaval.

MARTELO, Rosa Maria (2012), O cinema da poesia. Lisboa, Sistema Solar.

PERNIOLA, Mario (2000), Pensando o ritual: sexualidade, morte, mundo. São Paulo, Studio Nobel.

VAN GOGH, Vincent (1997), Cartas a Theo. Porto Alegre, L & PM Editores.

Downloads

Publicado

26-12-2022

Como Citar

Ferreira, V. L. P. (2022). Imagens encarnadas e outros encontros na escrita de Herberto Helder. Simbiótica. Revista Eletrônica, 9(3), 214–231. https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i3.39810

Edição

Seção

Ensaio