Jogos online como espaço de construção identitária

uma perspectiva do círculo mágico em League of Legends

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i3.43333

Palavras-chave:

jogos online, círculo mágico, identidade, League of Legends

Resumo

Este artigo investiga a construção identitária em jogos online, centrando-se na perspectiva do círculo mágico em League of Legends. O objetivo situa-se em compreender como são configuradas as identidades dos seus jogadores. A discussão teórica incluiu a problematização dos conceitos de círculo mágico em jogos online e da construção identitária nesses ambientes. Através da abordagem metodológica qualitativa, o estudo proporciona uma compreensão do efeito do círculo mágico. Dentro desse espaço, os jogadores não apenas participam, mas forjam e habitam suas identidades, consolidando o League of Legends como um ambiente dinâmico, multifacetado e imersivo, em que elementos audiovisuais, interações e narrativas convergem para experiências singulares e personalizadas; por meio deles, os jogadores revelam traços de si e incorporam novas facetas identitárias oriundas dessas construções no jogo ao seu eu, sugerindo um importante papel desses ambientes digitais na constituição identitária do sujeito.

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Biografia do Autor

Simone Artifon, Universidade Federal de Pelotas

Psicóloga pela Universidade de Passo Fundo. Graduanda em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas. MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade de Passo Fundo, Brasil.

Rebeca Recuero Rebs, Universidade Federal de Pelotas

Professora dos cursos de Dança, de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Artes pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pelotas e Medicina Veterinária, com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas. 

Nalva de Lima Lorenzatto, Universidade Federal de Pelotas

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa, Brasil. Técnica de Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em auxiliar de Enfermagem do Trabalho pela Escola Mirtes Silva e técnica em Segurança do Trabalho pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Brasil.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Artifon, S., Rebs, R. R., & Lorenzatto, N. de L. (2024). Jogos online como espaço de construção identitária: uma perspectiva do círculo mágico em League of Legends. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(3), 109–132. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i3.43333

Edição

Seção

Artigos livres