Participação e juventudes no Ensino da Sociologia

contribuições do PIBID Ciências Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i3.43758

Palavras-chave:

Participação, Juventude, Sociologia no ensino médio, Prática de Ensino

Resumo

Este artigo examina como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), na subárea Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, produziu resultados no processo ensino-aprendizagem e na formação política dos estudantes, em uma escola estadual de ensino médio de Vitória-ES. A análise das contribuições do Pibid considera a inovação na prática de ensino, em particular o projeto educacional “Participação Estudantil” desenvolvido na disciplina Sociologia, de 2014 a 2017. Essa prática buscou ampliar as condições de participação estudantil a partir de um trabalho pedagógico caracterizado por: possibilitar ao estudante ser um agente ativo e construtor do conhecimento e; fomentar diversas formas de ação política. A investigação se baseia no método de estudo de caso e nos seguintes instrumentos de pesquisa: observação participante, entrevista, questionário e análise de fanzines. O estudo aponta que a execução do Pibid contribuiu para a competência cognitiva de compreensão e comunicação dos estudantes, impactando seu perfil associativo e percepções acerca da participação.

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Biografia do Autor

Euzeneia Carlos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Ciência Política. Professora do Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Núcleo Participação e Democracia (NUPAD) da UFES e Pesquisadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)

Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Mestra em Ciências Sociais (Ufes). Mestra em Ensino de Humanidades (Ifes). Licenciada e bacharela em Ciências Sociais (Ufes). Bolsista Pibid entre 2014 e 2016.

Yamilia Paula Siqueira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Mestra em Educação (Ufes). Licenciada e bacharela em Ciências Sociais (Ufes). Bolsista Pibid entre 2014 e 2016.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Carlos, E., Pinheiro, L. F. de M. A., & Siqueira, Y. P. (2024). Participação e juventudes no Ensino da Sociologia: contribuições do PIBID Ciências Sociais. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(3), 01–21. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i3.43758

Edição

Seção

Artigos livres